QUAL A DURAÇÃO DO PASSEIO?
O trajeto de trem tem duração aproximada de 3h30 a 4h15. Atrasos podem ocorrer por questões logísticas da ferrovia ou da estrada, totalmente alheias ao nosso controle. A linha férrea é compartilhada com trens de carga. O trem de passageiros poderá ficar parado em alguns momentos. Portanto, não recomendamos fazer este passeio se tiver voo no mesmo dia. Se optar pelo passeio mesmo assim, não nos responsabilizamos pelo horário de término, já que os horários são estimados e sujeitos a atrasos.
COMO É O PASSEIO?
O passeio de trem Curitiba-Morretes (ou vice-versa) é uma experiência imperdível, altamente elogiada por especialistas em turismo e guias de viagem. Ao longo dos seus 68 km, o trem atravessa 13 túneis e pontes e oferece uma visão deslumbrante da exuberante Mata Atlântica. Prepare-se para se maravilhar com uma paisagem verdejante, um verdadeiro tesouro de biodiversidade. A construção dessa ferrovia, realizada entre 1880 e 1885, é repleta de história fascinante. Os guias a bordo compartilharão detalhes sobre os desafios enfrentados durante a obra, considerada uma das maiores realizações do século XIX. Esse passeio de trem proporciona o refúgio perfeito para desfrutar da natureza e desconectar-se da rotina diária.
É um passeio contemplativo: não há entretenimento a bordo e a internet não funciona na Serra do Mar.
POSSO RESERVAR UM DETERMINADO ASSENTO OU LADO ESPECÍFICO NO TREM?
Na categoria turística os assentos são emitidos em ordem numérica e sequencial e não temos influência nisso. Nas outras categorias os assentos são emitidos de acordo com o número de pessoas e o que está disponível no momento da emissão. Preferências são repassadas, mas não conseguimos garantir. Como o trem faz manobras, os lugares que em um dia estão de um lado, poderão estar do outro no dia seguinte, por isso não conseguimos afirmar de que lado estarão os assentos. Ao reservar seu passeio com bastante antecedência, os assentos da mesma reserva estarão juntos ou próximos. Caso só tenhamos lugares isolados, avisaremos antecipadamente.
O PASSEIO DE TREM PODE SER CANCELADO?
Sim, mas isso acontece raramente! Por questões de segurança ou operacionais, totalmente alheias ao nosso controle, o passeio pode ser cancelado eventualmente. A Serra Verde Express é responsável pela operação do trem e segue orientações de segurança definidas pela RUMO, concessionária da ferrovia. Se por ventura a operação do trem for cancelada no dia do seu passeio, avisaremos assim que tivermos essa informação. Em tais casos você receberá alternativas de passeios, agendamento de outra data ou o reembolso proporcional aos serviços usados no passeio em questão.
Se a notificação sobre o cancelamento acontecer durante o passeio, a empresa do trem providenciará transporte de retorno. Em tais casos, empresas de transporte de Curitiba se deslocarão até Morretes para fazer o transporte de todos com segurança até a Rodoferroviária de Curitiba. Avisaremos assim que soubermos sobre o horário de retorno em casos assim. Morretes é pequena, tem aprox. 15.000 habitantes e não há estrutura de transporte que atenda a todos em tais situações – é necessário um pouco de paciência até que os ônibus e vans de Curitiba cheguem à Morretes para fazer o retorno.
TEM OPÇÕES PARA RESTRIÇÕES ALIMENTARES?
Informe já no ato da sua reserva caso tenha alguma restrição. Repassaremos à empresa do trem, mas como é uma operação muito grande, com centenas de clientes, às vezes falhas acontecem e lanches específicos não são disponibilizados. Caso você tenha alguma restrição em sua dieta, o melhor é trazer seu lanche para garantir.
COMO É A ESTRUTURA PARA CRIANÇAS DE ATÉ 5 ANOS?
Infelizmente não há fraldário e possibilidades de entretenimento. Não tem internet no trem. Crianças até 5 anos vão no colo dos pais e o lanche para elas não está incluso. Caso queira um assento e lanche para seu filho, reserve para ele dentro da tarifa de 6 a 12 anos.
TEM VENDA DE ITENS NO TREM?
Você poderá comprar lembrancinhas do passeio dentro do trem. São itens criativos e de qualidade, mais baratos do que encontrará em Morretes. Na categoria turística passam vendendo bebidas uma vez durante o passeio. Se for nesta categoria, leve água e um lanchinho a mais para garantir. Recomendamos levar dinheiro, pois como não há sinal de celular na serra, não se aceita cartão de crédito dentro do trem.
TEM CAFÉ DA MANHÃ NO TREM?
É sempre melhor tomar o café da manhã no hotel! No trem você terá um lanche que varia conforme a categoria que reservar. Veja detalhes no descritivo do seu passeio. Os itens do lanche podem sempre variar e não pode ser considerado um “café da manhã” propriamente dito, apesar de vários blogs se referirem erroneamente assim.
COMO FUNCIONA O ALMOÇO NO PASSEIO?
Não há almoço dentro do trem! Ele é servido em restaurantes parceiros em Morretes ou Antonina. Se o passeio que você reservar incluir almoço, é a refeição típica da região, que inclui barreado – cozido de carne bovina com acompanhamentos como peixe, camarão, arroz e salada. Os itens do almoço são servidos separadamente e você poderá se servir das opções que gostar. Em caso de restrição, entre em contato antes de reservar o passeio para verificar se conseguimos atender. A refeição é servida em uma mesa para o grupo. Normalmente não é possível ter mesas separadas por casal ou por famílias.
A SPECIAL PARANÁ É DONA DO TREM?
Não. Somos uma agência de turismo receptivo, especialistas em passeios em Curitiba e região e comercializamos o passeio de trem em conjunto com outras empresas. O passeio de trem é responsabilidade da Serra Verde Express, concessionária do passeio e somos uma parceira oficial deles.
COMO FUNCIONA TARIFA ESTUDANTE, PROFESSOR, PcD E PARA TEA?
A Serra Verde Express tem regras específicas para isso. Veja detalhes aqui.
QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES DE RESERVA, REMARCAÇÕES E CANCELAMENTOS?
Fique atento e leia as políticas de cancelamento e condições de reserva em nosso Contrato de Prestação de Serviços aqui.
COMO É UM PASSEIO COMPARTILHADO?
Salvo em passeios privativos, os passeios acontecem em grupos e têm um itinerário fixo. Não é possível adaptá-los a gostos pessoais, como alteração de horário, por exemplo. O transporte passará em vários hotéis ou endereços para buscar os clientes no início do passeio e ao final e não conseguimos determinar o horário exato que passará em seu endereço. Nos passeios turísticos, você receberá as passagens do trem ao chegar na estação e então saberá qual será seu vagão e assento. Nos passeios da categoria boutique e luxo, as passagens são enviadas previamente para seu WhatsApp.
Caso tenha escolhido ir diretamente para a estação, receberá instruções de como chegar e a quem procurar. O guia informará os horários no decorrer do passeio. Se o passeio incluir almoço, as mesas são reservadas para o grupo e normalmente não é possível dividir por famílias ou casais. Você terá oportunidade de conhecer gente de vários locais e talvez até fazer amizade.
TODOS OS ASSENTOS NO TREM SÃO VENDIDOS?
Sim. Caso tenha interesse em ter uma mesa exclusiva nas opções da categoria boutique (6 vagões diferentes) ou luxo, terá que pagar por todos os lugares nela, conforme a disponibilidade no momento da emissão das passagens. Informe nossa equipe previamente se preferir essa alternativa.
POSSO SER REACOMODADO APÓS A CONFIRMAÇÃO DO PASSEIO?
Sim, pode acontecer. São situações pontuais que acontecem raramente e estão fora do nosso controle. Os vagões da categoria boutique (Barão do Serro Azul, Camarote, Imperial, Guardiões do Marumbi, Carmen Silva Santos e Bove) e também os da categoria luxo são únicos. Em caso de manutenção ou alguma situação inesperada, você será realocado para a melhor opção disponível. Caso tenhamos essa informação antes do dia do passeio, avisaremos e daremos as opções disponíveis. Caso haja alguma diferença tarifária, esta diferença será reembolsada.