Fui conhecer o novo passeio de Maria Fumaça de Morretes para Antonina (ou vice-versa) no litoral do Paraná – o chamado Trem Caiçara – e vou contar tudo aqui para vocês!
O que você vai saber neste artigo:
- Dias de funcionamento do passeio
- Como é o passeio: de onde sai, horários, duração e por onde passa
- Quanto custa o passeio e como reservar
- Curiosidades sobre a Ferrovia Maria Isabel e sobre o passeio de Maria Fumaça
Quando o passeio de Maria Fumaça de Morretes para Antonina funciona?
Normalmente funciona sábados, domingos e feriado.
Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!
Como é o passeio de Maria Fumaça?
Local de saída: Estação Ferroviária de Antonina e Estação Ferroviária de Morretes
Horários:
14h00 – Antonina / Morretes – normalmente sábados, domingos e feriados
16h00 – Morretes / Antonina – normalmente sábados, domingos e feriados
Duração do passeio: aprox. uma hora
Por onde a Maria Fumaça passa?
A Maria Fumaça passa pela área rural de Morretes e Antonina, atravessa rios e área de mangue. Você verá de perto o Mata Atlântica, tudo lentamente, ao ritmo dos tempos antigos. O trecho da Ferrovia Dona Isabel é de 16 km entre as duas cidades.
Como voltar para o local de saída?
A passagem de Maria Fumaça inclui a volta de ônibus para o lugar no qual você embarcou, ou seja, para Morretes ou Antonina. O ônibus sai aprox. 10-15 minutos após a chegada do trem à estação de destino.
Quanto custa o passeio de Maria Fumaça e como posso reservar?
Os preços por pessoa incluem a passagem de Maria Fumaça de Morretes para Antonina (ou vice-versa) e a volta de ônibus.
Acima de 6 anos: R$ 105
Criança até 5 anos (no colo): gratuito
Importante: os preços podem ser alterados sem aviso prévio!
Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!
Veja como é o passeio em nosso vídeo (atenção que os horários mudaram e agora só tem às 14h e 16h00)
Como reservar? Faça sua pré-reserva comodamente em nosso site. Para emitirmos as passagens, é necessário pagar antecipadamente. É possível parcelar em até 6x no seu cartão de crédito ou pagar por Pix ou transferência bancária.
Dúvidas ou prefere falar conosco antes de reservar?
Segunda à sexta das 8h00 às 18h30 e aos sábados das 8h30 às 16h30: 41 3076-0743
WhatsApp (só mensagens): 41 99208-2480
Special Paraná Turismo Receptivo – Rua Voluntários da Pátria, 262 sala 5 – Centro – Curitiba
Saiba mais sobre a Maria Fumaça de Antonina para Morretes
A Ferrovia Dona Isabel foi inaugurada em 1892, sete anos após a Ferrovia Paranaguá – Curitiba. A proposta inicial era que a ferrovia principal fosse até o Porto de Antonina, mas a cidade acabou perdendo esta oportunidade. Entretanto, Antonina era uma cidade próspera e conseguiu que fosse construído o trecho de 16 quilômetros que a ligaria à Morretes para se integrada à rede ferroviária existente.
O Trem Caiçara, nossa querida Maria Fumaça, tem hoje a seu serviço uma locomotiva americana construída em 1884! A primeira a ser comprada para a Ferrovia Paranaguá – Curitiba e que ficou a em circulação até a década de 1950. Depois, foi usada em passeios turísticos e também como trem do Natal em Curitiba. Hoje alegra a todos em um passeio nostálgico e charmoso.
Não espere conforto! Você verá como viajavam nossos antepassados – os carros de passageiros são da década de 1920. Bancos de madeira, janelas para olhar a paisagem e aquela nostalgia e ritmo lento do passeio de trem.
O restauro foi feito pela ABPF (Associação Brasileira do Patrimônio Ferroviário) e o trecho ferroviário foi restaurado pela Rumo, responsável pela administração da ferrovia.
As cidades de Morretes e Antonina são muito charmosas! Morretes é agitada, atrai milhares de pessoas todas as semanas para seus restaurantes e Antonina é tranquila, com lindas vistas para a baía.
As estações ferroviárias foram restauradas recentemente. A Estação de Morretes ganhou nova pintura e área de desembarque foi ampliada, agilizando o desembarque dos passageiros. Já Estação de Antonina ganhou exposições e um bistrô-café e está lindíssima! Vale a pena conferir e ver a exposição de fotos antigas lá!
Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!