Colônia Witmarsum: uma Experiência Alemã Perto de Curitiba

Compartilhe:

Um passeio para a Colônia Witmarsum é uma oportunidade de conhecer mais um pouco sobre os menonitas que vieram para o Brasil e vivenciar uma experiência diferente! Isso pertinho de Curitiba!

A Colônia Witmarsum conta com aproximadamente 2000 habitantes, sendo que 1200 são menonitas que procuram manter vivas as tradições e a cultura alemã, desde o idioma até a típica gastronomia. Você poderá se encantar com a bela paisagem dos campos gerais e aproveitar a tranquilidade da região. Um roteiro nada óbvio que pode deixar a sua viagem mais interessante!

Prepare-se para conhecer mais lendo antes aqui: 

  • onde está a Colônia Witmarsum
  • a origem da Colônia Witmarsum
  • o que fazer na Colônia Witmarsum
  • como reservar o seu passeio para a Colônia Witmarsum
  • curiosidades sobre os menonitas e a Colônia Witmarsum

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

ONDE ESTÁ A COLÔNIA WITMARSUM

A simpática Colônia Witmarsum está localizada a aprox. 68 km do Centro de Curitiba, na cidade de Palmeira. A paisagem até lá é muito bonita – você verá campos e fazendas a medida que for subindo a serra de São Luiz do Purunã.

O acesso é pela BR-277 / 376 sentido Ponta Grossa em uma rodovia pedagiada. O aeroporto mais próximo é o de Ponta Grossa (57 km), mas como há poucos voos para lá,  fica mais prático viajar via Curitiba. O aeroporto Afonso Pena (CWB) fica a 88 km de distância.

Não espere um vilarejo com praça e um “centrinho”. As propriedades estão um pouco afastadas uma das outras, pois era uma antiga fazenda que foi dividida entre os colonos e cada um foi desenvolvendo suas atividades com o passar do tempo. Hoje, várias propriedades estão voltadas ao turismo e o número de visitantes aumenta a cada ano, principalmente aos fins de semana!

O mais adequado é ir de carro ou em um passeio guiado. Chegar de ônibus é mais complicado, pois tem que fazer baldeação em Palmeira.

 

A ORIGEM DA COLÔNIA WITMARSUM

A Colônia Witmarsum foi criada por imigrantes menonitas vindos da cidade de Witmarsum em Santa Catarina.  Como o número de famílias em Witmarsum era grande e não havia propriedades rurais para todos, um grupo comprou em 1951 a antiga Fazenda Cancela no município de Palmeira. Foi então fundada a Colônia Witmarsum, um lugar para morar, trabalhar, praticar a religião e os costumes alemães e menonitas.

O curioso é que os menonitas, apesar de cultivarem o idioma alemão, viveram na Rússia por séculos antes de imigrar para o Brasil. Eram prósperos agricultores, muito ligados à religião, que não permite o uso de armas. Como a obrigatoriedade do serviço militar na Rússia, resolveram buscar um novo lar e chegaram no Brasil a partir de 1930.

Com muito esforço e dedicação, a Colônia é agora referência na excelência dos laticínios e outros produtos agropecuários, além de ser um atrativo turístico diferente e muito interessante!

O QUE FAZER NA COLÔNIA WITMARSUM

Veja algumas sugestões do que conhecer durante sua visita:

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

HEIMAT MUSEUM

(fechado para reforma)

Para saber mais sobre a história da Colônia, o Museu de História Witmarsum é parada obrigatória. O espaço, que é a antiga casa principal da Fazenda Cancela, tem um ar bucólico logo na entrada. O museu possui um acervo completo que vai deixar o seu passeio muito mais informativo e atrativo. São roupas antigas, móveis, fotos, objetos usados pelos menonitas, tudo bem organizado nos cômodos da casa. A casa foi o primeiro lar das famílias pioneiras na colônia.

 

Uma viagem no tempo, não é mesmo? O museu abre aos fins de semana e feriados, das 14h às 17h. Para visitas durante a semana é necessário agendamento com antecedência pelo telefone (42) 3254-1347. É cobrado também uma entrada de R$ 5,00. O historiador Heinz Egon Philippsen trabalha no museu e pode contar mais detalhes sobre a história dos menonitas e da colônia! O encontro não possui hora marcada – ele começa a explicação a medida que os visitantes vão chegando. Por ser um passeio histórico, o acompanhamento de um guia de turismo faz toda a diferença. Ao reservar o seu passeio conosco para Witmarsum você terá um guia exclusivo para você, em um tour privativo.

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS DE WITMARSUM

Bem ao lado do museu há um centro de informações turísticas que também comercializa alguns produtos locais. O local é bem charmoso!

RESTAURANTE BELA VISTA

Para o almoço, aproveite a gastronomia típica alemã da região! No restaurante Bela Vista você encontrará deliciosos pratos a la carte e muito tradicionais, como marreco recheado, spätzli, chucrute, kassler, joelho de porco, salsichas entre outros. Não deixe de pedir o suco natural de amora – é muito saboroso e fresquinho! Para a sobremesa, o imperdível strudel de maçã com sorvete. Lá você poderá comprar também algumas coisas para levar, como queijos – especialidade da região – e até mesmo o strudel para assar em casa.

RESTAURANTE BIER WIT

Ambiente rústico no estilo alemão com especialidades do país e várias chopes artesanais feitos na colônia. Só com reservas antecipadas!

CONFEITARIA KLIEWER

Um café da tarde também pode ser uma boa opção para o passeio! A Confeitaria Kliewer serve um ótimo café colonial e também vende pedaços de torta, salgados, pães caseiros e bolachas que você pode comer lá mesmo ou comprar para levar. Possui uma estrutura bacana para as crianças, com parquinho próprio, em um espaço rústico muito agradável. Para fechar com chave de ouro o dia de passeio!

CONFEITARIA LECKER

Outra confeitaria que está ganhando destaque em Witmarsum é a Lecker. Inaugurada em 2017, ela possui uma proposta mais charmosa e intimista. Os visitantes podem até fazer um picnic na área externa (trata-se de um menu fechado). É claro que no cardápio não faltam pratos típicos alemãs.

MERCADO CENTRAL DA COOPERATIVA

No mercado central você encontra os queijos da marca Witmarsum Cooperativa – de vários tipos, produzidos na região! A produção de queijos finos começou em 1999 com a ajuda de um mestre queijeiro suíço e hoje abastece toda a região de Curitiba e vários outros estados. Há queijos minas frescal, ricota fresca, asiago, colonial, camembert, brie, appenzeller, emmental, raclette e fondue. Uma delícia!

Dica: Para melhor armazenar os produtos durante o passeio você pode levar um isopor ou bolsa térmica, ou ainda se preferir, deixar para comprar mais para o final do dia – procure confirmar no local o horário de funcionamento.

 

LOJA TOLL

Bem em frente ao Café Kliewer está a loja Toll, que vende coisas muito fofas importadas da Alemanha, como os famosos “Räuchermännchen”, que são simpáticos bonequinhos em formatos variados para colocar um incenso especial, em formato triangular, que também é vendido no local. Uma maneira divertida e original de deixar a casa perfumada. Há ainda relógios cuco originais e vários objetos de decoração, além de alguns produtos da colônia.

 

CERVEJA LOCAL – USINALMALTE

Witmarsum agora também tem uma microcervejaria, a Usinamalte, que produz cervejas deliciosas no local. É possível comprar a cerveja de lá em vários restaurantes e cafés. Vale a pena experimentar!

FEIRA GASTRONÔMICA

Aos sábados de manhã acontece uma Feira Gastronômica em frente à Cooperativa das 9 às 12h. Ali você encontrará produtos típicos alemães como cucas, stolen, strudel de maçã, biscoitos e outras delícias. Em outros dias da semana você poderá encontrar alguns destes produtos no posto de informação turística e no comércio local.

 

COMO RESERVAR SEU PASSEIO PARA A COLÔNIA WITMARSUM

Uma opção bem bacana de passeio é combinar a visita ao Parque de Vila Velha com a Colônia Witmarsum. O passeio sai de Curitiba pela manhã, inclui os lindos arenitos de Vila Velha pela manhã e o restante do dia na Colônia Witmarsum. Você pode reservar comodamente online em nosso site ou entrar em contato conosco no Whatsapp (41 99935-7215).

Assista ao vídeo sobre o passeio que combina o Parque Estadual de Vila Velha e Colônia Witmarsum: 

Passeio Vila Velha e Colônia Witmarsum

A Colônia Witmarsum também é um lugar excelente para um passeio em grupo ou com sua escola.  A colônia também é uma boa opção para visitas com escolas. Podemos elaborar uma programação exclusiva, de acordo com suas expectativas. Entre em contato por e-mail ([email protected]), telefone (41 3076-0743) ou WhatsApp – só mensagens (41 99208-2480)

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

CURIOSIDADES SOBRE A COLÔNIA WITMARSUM E OS MENONITAS

  • os menonitas não vieram diretamente da Alemanha – antes disso eles já haviam migrado para a Rússia, mas mesmo assim procuravam manter as tradições alemãs. Eles só fugiram da Rússia em 1929 quando seriam obrigados a prestar serviço militar;
  • o bairro Boqueirão em Curitiba também recebeu na época muitos menonitas e a atividade leiteira desse grupo era muito importante para suprir a produção de leite consumida pela população da capital;
  • os moradores da colônia falam Alemão fluente e na escola pública de Witmarsum as crianças recebem aulas de alemão;
  • a Cooperativa Witmarsum trabalha na produção de queijos finos e leite de alta qualidade. O diferencial está na bacia leiteira da colônia que permite uma coleta rápida, já que os produtores estão perto da unidade de beneficiamento, o que proporciona melhor qualidade. A altitude de 1000 metros acima do nível do mar, as pastagens nutritivas e o clima temperado também são fatores importantes para o bem-estar das vacas de raças holandesa e pardo suíço. Minas, ricota fresca, asiago, brie, raclette, entre outros, fazem parte dos produtos da cooperativa.
  • segundo o pastor Fridbert August, “os menonitas são ‘anabatistas‘, ou seja, fazem parte do grupo pós-reforma de Lutero, que, além do acesso à Bíblia para todos os cristãos (uma das principais conquistas de Lutero), também defendiam a separação Estado-Igreja e o batismo de adultos. Na prática, hoje, os menonitas são caracterizados por buscarem seguir diariamente os ensinamentos de Jesus, pelo pacifismo e também pela vida em comunidade – a Colônia Witmarsum é um ótimo exemplo disso”;
  • os Amish são um grupo cristão conservador que mora nos Estados Unidos e Canadá. Eles são “primos” dos menonitas e também são descendentes dos anabatistas, mas os menonitas são mais progressistas e menos rigorosos. Os Amish, por exemplo, são restritos quanto ao uso da tecnologia, como automóveis e telefones.

 

Mais Artigos: