Conhecendo Curitiba: 9 Ideias Legais Para Fazer Com a Família ou Amigos

Compartilhe:

Se ainda está planejando ou já está com viagem marcada para cá, como vocês se imaginam conhecendo Curitiba? Aqui você vai conferir algumas dicas para conhecer a cidade além dos passeios e atrativos mais tradicionais! Confira nossa listinha e prepare-se para se encantar!

O que você vai encontrar aqui?

  • Conhecendo Curitiba durante um passeio pela cidade
  • A arte de Curitiba no Museu Oscar Niemeyer
  • A Feira do Largo da Ordem
  • Santa Felicidade, o bairro italiano de Curitiba
  • O Mercado Municipal de Curitiba
  • Vinhos finos pertinho de Curitiba
  • Conhecendo os Campos Gerais
  • A variedade de cervejas artesanais
  • Comédia stand-up de Curitiba
  • O famoso passeio de trem de Curitiba a Morretes

Caso ainda precise de argumentos para convencer sua turma a vir para Curitiba, vale a pena conferir nosso artigo 30 Razões para Vir para Curitiba.

Conhecendo Curitiba durante um passeio pela cidade 

Não deixem de fazer um passeio e visitar os parques e memoriais das diferentes nacionalidades que formaram Curitiba. Uma opção mais econômica é a Linha Turismo, um ônibus double-decker que passa pelos principais pontos turísticos. O ponto de saída é na Rua 24 Horas, mas é possível subir em qualquer uma das paradas. Aos fins de semana, feriados e dias de sol, por exemplo, é mais provável que você encontre filas e o tempo de espera entre um ônibus e outro seja maior. Temos um artigo que explica todos os detalhes do passeio – confira lá!

Se preferem mais conforto e o acompanhamento de um guia de turismo, recomendamos um city tour privativo, exclusivo para vocês. Assim, não será necessário esperar em nenhum lugar e o passeio acontecerá com exclusividade para vocês e no ritmo do grupo.  É sempre importante pensar nisso quando você está viajando com crianças ou com idosos.

Em nosso site você vai encontrar diversos passeios, não deixe de conferir – temos certeza que vocês vão encontrar opções bem bacanas para todos!

A catedral fica na Praça Tiradentes, onde Curitiba começou e em frente está a estátua do cacique Tindiquera, que teria indicado o local de “muito pinhão”, que deu origem à cidade.

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

Conhecendo a arte de Curitiba no Museu Oscar Niemeyer

Continuando a listinha, esta dica vale ouro se estiver chovendo ou frio! É o maior museu de arte da América Latina. Não pode deixar de fora, viu?

O museu também é chamado carinhosamente de “Museu do Olho”. Sempre estão acontecendo exposições interessantes e a parte externa já vale a visita: impressiona pela sua arquitetura!

O MON tem exposições permanentes com obras de artistas paranaenses e também mostras temporárias de arte contemporânea e fotografia. Vale muito a pena também visitar a exposição Ásia, que tem uma coleção incrível de arte asiática. Um banho de cultura. E como arte deve despertar emoções, as obras abstratas são sempre interessantes.

Se quiser fazer uma pausa para um cafezinho, não deixe de conhecer o Café do MON. Aproveite ainda para visitar o Bosque João Paulo II, que está ao lado do museu. Uma pequena caminhada que  passará por um bosque nativo e levará a casinhas originais construídas pelos imigrantes que vieram da Polônia no final do século XIX. Na frente do Bosque João Paulo II há uma confeitaria rústica que tem especialidades polonesas, se preferir.

Se estiver por ali na hora do almoço ou no final da tarde, uma boa pedida é o Zapata, um restaurante mexicano que tem mesas externas também para apreciar o movimento da ciclovia. Que tal?

O Museu Oscar Niemeyer tem exposições permanentes e temporárias. Destaque para arte africana e asiática, além de artistas locais e de projeção internacional.

 

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

Conhecendo a Feira do Largo da Ordem em Curitiba

Chamada carinhosamente de “feirinha”, é uma instituição da cidade, que domina as ruas do Largo da Ordem (Centro Histórico) aos domingos de manhã (9h às 13h). Há produtos para todos os gostos: roupas, sapatos, objetos de decoração, móveis e brinquedos, praticamente tudo feito de maneira artesanal. Muitas barracas vendem também comidinhas típicas de vários lugares do mundo!

Como imagens falam muito mais que palavras, que tal conferir um vídeo curtinho sobre a feira?

Como é a Feira do Largo da Ordem em Curitiba

Dica incrível: a Mesquita que fica no setor histórico recebe visitantes aos domingos de manhã. Uma oportunidade única para visitar uma e saber um pouco mais sobre a cultura islâmica!

Vocês podem aproveitar para dar uma esticada no passeio e almoçar por lá mesmo – existem várias opções de restaurantes e bares.

Muitas barracas também oferecem seus produtos online, de comidinha a artesanato.

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

Conhecendo Santa Felicidade, o bairro italiano de Curitiba 

Mais uma dica amada por aqui! O bairro de Santa Felicidade foi fundado por imigrantes italianos do Vêneto em 1878. O que antes era uma colônia afastada do centro, hoje se tornou um bairro gastronômico importante, amado pelos curitibanos e parada quase que obrigatória para os turistas.

Desde o início os nonos produziam vinhos coloniais. Sugerimos uma visita na Adega Durigan para provar diferentes vinhos, salames e queijos e comprar delícias para levar para casa ou como presentinhos da viagem para quem não veio.

Há muitos restaurantes italianos no bairro. Os mais tradicionais são o Velho Madalosso, o Madalosso, o Veneza e o Dom Antonio. O cardápio é um rodízio de pratos trazidos pelos imigrantes do norte da Itália: polenta, nhoque, espaguete, lasanha e frango, servidos em diferentes variações.

O portal de Santa Felicidade mostra a tríade na qual se baseia a comunidade italiana: igreja, trabalho e família.

Santa Felicidade faz parte do roteiro de dia inteiro em Curitiba ou do Curitiba à noite. Ótima sugestões para você reservar antes e contar com serviços privativos, exclusivos para seu grupinho.

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

Conhecendo o Mercado Municipal de Curitiba

O Mercado Municipal de Curitiba é muito central e um espaço agradável para conhecer, passear, fazer compras e até aproveitar para almoçar! São vários boxes com comidas variadas no andar superior e você também encontrará restaurantes na ala de orgânicos. Vale a pena tomar um café no Café do Mercado ou comer um tradicional doce português na Doce Fardo.

Conhecendo os vinhos finos pertinho de Curitiba

Se vocês forem apaixonados por vinhos finos temos ainda duas sugestões muito bacanas!

A Vinícola Araucária está a somente uma hora do centro de Curitiba e abre sábados, domingos e feriados. O passeio inclui visita guiada com um especialista que mostrará as parreiras e também todo o processo de fabricação dos vinhos. A degustação inclui 3 tipos de vinhos. A vinícola está em uma estância, com araucárias, perfeito para uma caminhada. Se quiser, o restaurante do local é excelente, com gastronomia diferenciada. Lembrando que tem que reservar antes!

 

Outra opção muito bacana e que atende todos os dias é a Vinícola Família Fardo. Fica também a uma hora do centro de Curitiba e lá você terá uma verdadeira aula sobre a produção dos vinhos finos. A contrução é linda, toda em pedras de basalto. Além de vinhos, você também encontrará limoncello, grapa e delícias regionais como queijos e salames. A degustação inclusa no passeio é a trina – uma delícia! São 3 vinhos, queijos, salames, grissini e mel. Uma combinação fantástica de sabores! Tem que reservar antes!

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

Conhecendo os Campos Gerais, pertinho de Curitiba

Se você é daqueles que quer aproveitar para conhecer o máximo possível na viagem, inclua os Campos Gerais no seu roteiro! É uma região lindíssima no interior do Paraná e você poderá fazer um bate-volta com tranquilidade. Aqui vão 3 sugestões de roteiros bacanas por lá:

Parque Estadual de Vila Velha

Os arenitos de Vila Velha, com milhões de anos de história.

Essa é uma sugestão bem legal para quem quer estar na natureza em trilhas seguras e tranquilas para todos. Os arenitos do Parque Estadual de Vila Velha impressionam! A natureza levou 300 milhões de anos para esculpi-los. O parque estadual está a somente 90 km de Curitiba e o passeio pode ser só para lá, saindo de manhã e voltando no início da tarde ou combinado com outros lugares bacanas como as Colônia Holandesas e a Colônia Witmarsum, que mostraremos a seguir.

 

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

Colônia Witmarsum

Para quem gosta de ambiente rural, a Colônia Witmarsum é bem bacana. Fundada por menonitas na década de 1950, a colônia é conhecida pelos queijos finos. Você verá propriedades rurais, visitará o museu que conta a história do local e poderá experimentar a gastronomia de lá. Quer saber mais sobre a Colônia Witmarsum? Confira um artigo bem completo que temos sobre lá.

A sede da antiga fazenda Cancela que originou a Colônia Witmarsum abriga hoje o Heimat Museum.

Colônias Holandesas

A região de Carambeí e Castrolanda recebeu muitos imigrantes holandeses e se tornou a maior produtora de leite no Brasil. Não foi por acaso que a Batavo nasceu aqui! O passeio pode ser combinado com Vila Velha se você gosta de programas bem completos, apesar de cansativos. Se prefere ver tudo com calma, é melhor fazer o passeio Colônias Holandesas que inclui somente o Parque Histórico de Carambeí e o Centro Cultural Castrolanda. Quer saber mais? Veja nosso artigo sobre isso.

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

O vilarejo Het Dorp, uma das novas atrações das Colônias Holandesas.

 

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

Conheça a variedade de cervejas artesanais de Curitiba 

Talvez você não saiba ainda: Curitiba é a capital da cerveja artesanal. A variedade de cervejas artesanais daqui é gigantesca e muitas já ganharam medalhas a nível mundial. Algumas marcas são: Way, Bodebrown, Dum, Klein, Diabólica, entre outras. Muitos bares da cidade são especializados em cervejas e chopes artesanais. 

Há vários bares especializados em cervejas artesanais por aqui. Algumas dicas são: We are Bastards Pub, Bastards Brewery, Hop n´Roll e Quintal do Monge.  

Conhecendo a comédia stand-up de Curitiba 

Mais uma dica: que tal uma noite cheia de gargalhadas? Curitiba tem uma tradição com comediantes de stand-up comedy – estilo de show em que os artistas sobem ao palco com um microfone para divertir a plateia com temas bem cotidianos. Há um lugar dedicado somente a este gênero: o Curitiba Comedy Club. É bom sempre reservar antes, mas atenção, muitas piadas não são adequadas para crianças – é um programa para adultos!

 

Conhecendo o famoso passeio de trem de Curitiba para Morretes

E por último, o passeio mais reservado por aqui! O trecho de trem que une Curitiba à Morretes é sensacional: passa pela maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil. Uma imensidão verde em uma ferrovia de 1885. História e natureza no mesmo passeio. O trem tem diferentes níveis de conforto e você poderá saber tudo em um artigo bem completo que temos sobre ele.  Você poderá optar em reservar somente a passagem ou um pacote completo para este dia especial. Tem que reservar antes, tá?

 

 

 

Mais Artigos:

Curitibanês Para Iniciantes

Quem visita Curitiba pela primeira vez poderá reparar em algumas peculiaridades regionais, tanto na fala como em algumas atitudes.