Curitiba é uma cidade nota 10 e recebe muitos elogios de quem a visita: é muito limpa, segura, organizada e arborizada com muitíssimas coisas bacanas para fazer.
Vamos compilar aqui dicas para você saber o que esperar desta cidade que tanto amamos:
- Quantos dias ficar em Curitiba? Os principais passeios para fazer por aqui
- Os famosos parques de Curitiba
- Passeio de trem de Curitiba para Morretes
- Conheça o Centro Histórico de Curitiba
- Faça um passeio especial pela cidade
- Museus de Curitiba
- Melhores restaurantes e bares e a famosa “Carne de Onça”
- Shoppings em Curitiba
- Alguns passeios na Natureza próximos à Curitiba
Aproveite nossas dicas sobre o que fazer em Curitiba – esperamos que você encontre o que precisa para deixar a sua viagem bem completa e especial. Se não encontrar, é só nos perguntar no Whatsapp – fazemos programações personalizadas!
Ao longo do texto, você vai encontrar links para outros textos do blog e para fazer a reserva online dos passeios, assim você terá uma leitura complementar e poderá planejar cada dia da viagem para que ela seja mais proveitosa.
Fale com nossas especialistas e reserve também no WhatsApp!
Quantos dias ficar em Curitiba?
Tem muitas coisas para fazer por aqui! No mínimo, planeje dois dias inteiros em Curitiba. Mas tem muitas lugares legais para conhecer por aqui e nos arredores. Vamos contar mais de tudo isso adiante.
Veja um itinerário com 9 dias que preparamos para você – e olha que nem todos os passeios estão nele! Escolha os que mais combinam com você e monte seu roteiro conosco!
Dia 1: Descobrindo Curitiba
Tenha um dia inteiro para aproveitar a cidade. É o mínimo que Curitiba merece! Você poderá conhecer os famosos parques da cidade, como o fotogênico Jardim Botânico, vivenciar o pôr do sol no Parque Tanguá, conhecer a famosa Ópera de Arame, maravilhar-se com o Museu Oscar Niemeyer, caminhar pelo Bosque João Paulo II, encantar-se com a trilha do Bosque Alemão, surpreender-se com a Unilivre e muito mais!
Vale a pena conhecer o bairro italiano de Santa Felicidade e almoçar ou jantar em um dos rodízios de massas de lá. A diversidade gastronômica da cidade é enorme. Se quiser algo bem especial, temos uma lista com restaurantes muito bons.
Dia 2: Passeio de trem para Morretes
Reserve o dia todo para a opção mais procurada por aqui: o passeio de trem até Morretes. É considerado pelo jornal The Guardian como um dos um 10 passeios de trem mais espetaculares do mundo. Pessoas de todas as nacionalidades vêm à Curitiba para ver de perto toda a imensidão da Serra do Mar das janelas do trem! São várias categorias e opções: você pode comprar somente as passagens e voltar por conta própria ou fazer um passeio completo, sem se preocupar com nada. Ficou curioso? Veja o artigo completo que temos sobre este passeio.
Fale com nossas especialistas e reserve também no WhatsApp!
Dia 3: Arenitos do Parque Histórico de Vila Velha
Hoje é dia de ver as famosas formações de arenitos do Parque Estadual de Vila Velha. O caminho até lá é lindo – são as paisagens dos Campos Gerais! É um passeio para todos – as trilhas são tranquilas e bem estruturadas. O ideal é sair de Curitiba cedinho para aproveitar o parque logo nos primeiros horários de visitação.
Se você gosta de conhecer o máximo de lugares no mesmo dia, nossa sugestão é incluir uma programação à tarde na região. São duas opções muito bacanas: a cachoeira Buraco do Padre ou a Colônia Witmarsum. A cachoeira Buraco do Padre fica na região rural de Ponta Grossa e é acessível até para cadeirantes! Inclui uma caminhada de somente 1 km no meio da área verde e paredões até chegar à linda cachoeira. Por sua vez, a Colônia Witmarsum é uma comunidade rural fundada por menonitas. História, cultura e tradições alemãs foram muito bem preservadas lá.
Tem um artigo bem completo sobre este passeio em nosso blog.
Dia 4: Cultura em Curitiba – roteiro alternativo
Que tal incluir uma boa dose de cultura no seu roteiro? Para quem gosta de visitar lugares diferentes, as recomendações são: Museu do Holocausto (tem que agendar!!) – único do gênero no país, o Museu Egípcio, que é dividido em três partes diferentes, o Museu de Arte Indígena – uma coleção incrível, o Palacete dos Leões (dos proprietários da famosa Mate Leão), o Parque Barigui e o simpático Santuário de Schönstatt. Na pausa para almoço, você terá como aperitivo a “carne de onça” – uma especialidade de Curitiba. Mas tranquilo, ela é feita com carne bovina e será preparada na sua frente para você aprender a receita.
Todos estes lugares estão no passeio guiado Curitiba Outro Olhar. Que tal conferir?
Fale com nossas especialistas e reserve também no WhatsApp!
Dia 5: Ilha do Mel – nosso pedaço de paraíso
Essa não poderia ficar de fora! O Paraná tem somente 98 km de litoral, mas somos privilegiados por contar com a belíssima Ilha do Mel! Você não encontrará carros ou motos circulando na Ilha. Para chegar lá há somente barcos e você terá que caminhar pelas trilhas de areia da ilha. É um lugar para se visitar o ano inteiro!
Nos meses mais quentes, a água do mar é um convite para se refrescar. Nos meses mais frios, você terá mais disposição para caminhar e conhecer a ilha. O que é imperdível é subir os 144 degraus do morro do Farol das Conchas para ter uma vista incrível das Praias de Fora, do Farol e Grande. A Ilha do Mel pode ser visitada em um passeio de bate-volta tranquilamente. Há duas opções: com barcos regulares (mais lentos e você visitar uma parte da ilha) ou com lanchas privativas (você tem tempo de visitar os dois lados da ilha).
A Ilha do Mel é uma unidade de conservação da natureza: mais de 90% da ilha está protegida. Nada de ambulantes ou praias cheias! Lá é tudo tranquilo e controlado, com um número máximo de visitantes. Caso você queira passar alguns dias por lá, entre em contato para lhe oferecermos também hospedagem em uma das charmosas pousadas da ilha. Quer saber mais sobre a Ilha do Mel? Confira o artigo do blog.
Dia 6: Lapa – uma cidadezinha histórica preservada
A Lapa parece uma cidade cenográfica, de tão preservada que é sua arquitetura. Você caminhará pelo centro da cidade e verá resquícios de um capítulo pouco conhecido da história brasileira está muito bem retratado na Lapa: a Revolução Federalista. Os museus locais são bem interessantes e mostram aspectos da vida do interior de uma cidade que foi fundada por tropeiros e também o importante Cerco da Lapa, que durou 26 dias e mudou a história do Brasil.
O passeio à Lapa também inclui a visita ao Parque Estadual do Monge. De lá, vistas panorâmicas da cidade e você poderá ver de perto as escarpas na parte mais alta da cidade. Uma dica imperdível é você experimentar a Coxinha de Farofa, uma especialidade da Lapa. Ficou curioso? Contamos isso e muito mais sobre a Lapa em um artigo exclusivo.
Fale com nossas especialistas e reserve também no WhatsApp!
Dia 7: Colônias Holandesas – um pedaço da Holanda no Paraná
Você sabia que tem uma região no Paraná que é campeã na produção de leite no Brasil? Você vai conhecer isso e mais no passeio à Carambeí e à Castrolanda, duas colônias holandesas no interior do Paraná. É possível ir e voltar no mesmo dia sem problemas. Pela manhã, você conhece o Parque Histórico de Carambeí, o maior do seu gênero no Brasil. Lá você verá réplicas das construções dos pioneiros, que chegaram em 1911. Prepare-se para muitas fotos – o lugar é lindo! A comida é outro destaque – experimente as especialidades holandesas e as tortas!
A tarde, hora de visitar Castrolanda, fundada na década de 1950 e hoje é a capital leiteira do Brasil. O moinho de vento foi construído todo em madeira sem pregos, no estilo tradicional da Holanda. O Centro Cultural mostra a trajetória da colônia e como tudo foi organizado antes da vinda ao Brasil. Quer saber mais? Confira o artigo que temos no blog.
Dia 8: Beto Carrero World – o melhor parque temático do Brasil
Uma excelente opção para diversão para todos: o parque está a somente 200 km de Curitiba. Há passeios para lá sempre que o parque abrir, mas tem que reservar antes!
O Beto Carrero é muito bem cuidado e bonito – vale a pena planejar um dia de diversão por lá. Se você não gostar de montanhas-russas, sem problemas! Há shows e atrações mais tranquilas. O parque é dividido em várias áreas temáticas, que vão do Velho Oeste ao Hot Wheels e você também encontrará personagens da Dreamworks, como Madagascar, Shrek ou Megamente circulando pelo parque.
Você poderá optar por um passeio compartilhado que inclui o transporte e o ingresso ou por um passeio exclusivo para você. A escolha é sua! Quer saber mais sobre o passeio para o Beto Carrero? Confira o artigo no blog.
Fale com nossas especialistas e reserve também no WhatsApp!
Dia 9: Vinhos finos – visita guiada e degustação em uma vinícola
Já que o dia anterior foi intenso, hoje uma programação mais leve, começando mais tarde. A dica é visitar uma das vinícolas da região de Curitiba. São duas opções para você escolher – ou visitar as duas!
A Vinícola Araucária atende sextas, sábados, domingos e feriados. Está na área rural de São José dos Pinhais – é uma boa combinar com seu voo de volta se for no final da tarde! Fica em uma estância com ampla área verde e você poderá caminhar por lá após conhecer o processo todo, desde o plantio das uvas até a fabricação do vinho. A visita termina com uma degustação de 3 rótulos diferentes e você também poderá almoçar por lá se quiser. O restaurante Gralha Azul é uma delícia e serve pratos à la carte com produtos da região.
Já a Vinícola Família Fardo abre todos os dias e a visita é confirmada mediante agendamento. A estrutura da vinícola foi toda construída em pedras de basalto de acordo com o sonho do seu fundador, o Sr. Ambrosio Fardo. Você terá uma verdadeira aula sobre o processo de fabricação de vinhos com o enólogo da casa. A degustação trinna é muito bem servida: você poderá escolher 3 tipos diferentes de vinhos e também terá várias comidinhas, como grissini, salame, copa, queijo parmesão, brie e mel. A combinação de sabores é surpreendente! Saiba mais sobre a vinícola aqui.
Ficou curioso sobre a produção de vinhos finos por aqui? O sommelier Wagner Gabardo explicou tudo no nosso blog.
Os famosos parques de Curitiba
Curitiba tem uma área verde invejável. São mais de 60 m2 de área verde por habitante – a ONU recomenda 9 m2 para que a qualidade de vida na cidade seja boa!
Nossos parques começaram a surgir já no final do século XIX, com o Passeio Público, o primeiro a ser construído. A partir da década de 1970, surgiram muitos deles. Os parques são as áreas de lazer dos curitibanos e usadas para caminhar, fazer piqueniques, entreter a criançada ou simplesmente descansar.
Aqui está uma listinha básica para você se programar. Se quiser saber mais sobre estes parques, temos um artigo específico.
- Passeio Público: o mais antigo de Curitiba, fica bem no centro
- Jardim Botânico: cartão postal da cidade com sua linda estufa
- Parque Tanguá: o pôr do sol mais lindo de Curitiba
- Bosque João Paulo II: pequeno e idílico, com bosque nativo e casinhas originais dos poloneses
- Barigui: grande e muito apreciado para praticar esportes
- Tingui: lá você verá o Memorial Ucraniano, a réplica de uma igreja ortodoxa
- Bosque Alemão: mata nativa com mirante e uma trilha com a história de João e Maria
- São Lourenço: bom para caminhada e tem até pista de carrinho de rolimã
- Bosque Zaninelli / Unilivre: um dos mais surpreendentes
Leia mais em: Parques em Curitiba: 9 sugestões para todos os gostos
Fale com nossas especialistas e reserve também no WhatsApp!
Passeio de Trem de Curitiba para Morretes
O mais procurado por turistas e curitibanos! A ferrovia que une Paranaguá à Curitiba foi construída entre 1880 e 1885. Além de transportar produtos para o porto de Paranaguá, se tornou um dos passeios de trem mais espetaculares do mundo. E com razão: passa pela maior área preservada contínua da Mata Atlântica!
O passeio tem dias certos para acontecer e vai até Morretes. Importante: precisa ser reservado com antecedência! A paisagem é a mesma para todos, mas há níveis diferentes de conforto no trem. Vale a pena pagar mais e ter uma atenção mais exclusiva e lugares melhores. Afinal, são aprox. 4 horas de viagem.
- Categoria turística: bancos almofadados, guia em português e lanche bem simples
- Categoria Camarote: compartimentos para 2 ou 4 pessoas, guia bilíngue, lanche mais elaborado e bebidas à vontade (água, refri e cerveja)
- Categoria Imperial: mesas para 2 e 4 pessoas em ambiente elegante, guia bilíngue, lanche mais elaborado e bebidas à vontade (água, refri e cerveja)
- Categoria Barão do Serro Azul: janelas panorâmicas e uma varanda, mesas para 2 e 4 pessoas, guia bilíngue, lanche mais elaborado e bebidas à vontade (água, refri e cerveja)
- Categoria Guardiões do Marumbi: janelas panorâmicas, varanda central, mesas para 2, 3 ou 4 pessoas, guia bilíngue, lanche mais elaborado e bebidas à vontade (água, refri e cerveja)
- Categoria Bove: única que permite animais. Tem janelas panorâmicas e varanda central, mesas para 2, 3 ou 4 pessoas, guia bilíngue, lanche mais elaborado e bebidas à vontade (água, refri e cerveja)
- Categoria Carmen Silva Santos: tem acessibilidade para portadores de cadeiras de roda, com elevador e banheiro adaptado. Conta com janelas panorâmicas e varanda. Mesas praa 2, 3 e 4 pessoas, com guia bilíngue, lanche mais elaborado e bebidas à vontade (água, refri e cerveja)
- Trem de luxo: ar refrigerado, decoração diferenciada com sofás e poltronas confortáveis, guia bilíngue, espumante de boas-vindas, guia bilíngue, lanche mais elaborado e bebidas à vontade (café, chá, água, suco, refri e cerveja)
Quer saber certinho como é a diferença entre elas? Temos um vídeo que explica detalhadamente:
O trem sai de Curitiba às 8h30. Em algumas datas (poucas) durante o ano, o Trem de Luxo sai uma hora mais tarde. Como o trajeto dentro do trem dura aprox. 4 horas, a sugestão é optar por um passeio que tenha um trecho de trem e outro de van para que você possa ter outras paisagens e não ficar tanto tempo sentado. Você poderá encontrar todas as opções em nosso site e reservar antecipadamente somente a passagem ou um passeio completo – você escolhe!
O destino do passeio é a charmosa cidadezinha de Morretes. Vários passeios também incluem Antonina, com suas lindas vistas da baía.
Como é o passeio mais procurado, temos um artigo bem completo que explica tudo.
Fale com nossas especialistas e reserve também no WhatsApp!
Conheça o Centro Histórico de Curitiba
Temos história, sim senhor! A área conhecida popularmente como Largo da Ordem reúne alguns lugares muitos interessantes. Aqui uma listinha de alguns lugares lindos para você conhecer:
- Catedral: está exatamente onde foi erguida a primeira capela. Foi restaurada recentemente.
- Praça Tiradentes: onde nossa cidade começou. Sabe o que significa Curitiba? Muito pinhão!
- Paço da Liberdade: a antiga prefeitura foi transformada em centro cultural. Tem um café muito bom!
- Igreja da Ordem: a mais antiga construção de Curitiba. Dá nome à região de pedestres, o famoso Largo da Ordem.
- Solar do Rosário: casarão que abriga galeria de arte e café.
- Bar do Alemão: lugar emblemático no centro histórico. Experimente o chope submarino!
- Igreja do Rosário: construída por escravizados e hoje uma das mais bonitas da cidade
- Ruínas de São Francisco e o Belvedere: em um dos lugares mais altos do centro
- Veja detalhes destes e de outros lugares em nosso artigo: Centro Histórico de Curitiba
Que tal um passeio guiado pelo Centro Histórico de Curitiba, vendo de perto os lugares mais legais? Confira o passeio Caminhando por Curitiba.
Faça um passeio especial pela cidade
Uma das maneiras mais bacanas de se conhecer uma cidade é ter alguém para lhe mostrar os detalhes que você não veria sozinho. Veja aqui uma seleção de passeios guiados em Curitiba para você escolher:
- City tour de 4 horas ou de dia inteiro: passeio privativo, exclusivo, no seu tempo, com os lugares que você prefere.
- City tour com piquenique: opção leve e divertida, também privativa.
- City tour com Ensaio Fotográfico (4 horas ou dia inteiro): passeie por Curitiba e ainda leve fotos incríveis para guardar para sempre.
- Curitiba à Noite: passeio panorâmico com jantar no bairro de Santa Felicidade.
- Curitiba Outro Olhar: aquele passeio para quem gosta de lugares especiais e culturais.
Se você gosta de descobrir as coisas por conta própria, temos por aqui a Linha Turismo, que é um ônibus de dois andares que passa pelos principais pontos turísticos de Curitiba. Leia mais sobre ela: Linha Turismo: conheça o ônibus de turismo de Curitiba
Confira também o teste que um fizemos com três tipos de passeios: Linha Turismo, regular (aquele que o hotel oferece) e o privativo. Veja tudo aqui: Serviços de turismo em Curitiba: fiz o teste
Fale com nossas especialistas e reserve também no WhatsApp!
Museus de Curitiba
Curitiba é um cidade com uma grande variedade cultural. Aqui vai uma listinha com os top 4 museus mais recomendados em Curitiba:
- Museu Oscar Niemeyer: impressionante! O maior museu de arte contemporânea da América Latina.
- Museu do Holocausto: tem que agendar antes e só para pessoas acima de 12 anos. Muito tocante!
- Museu de Arte Indígena: coleção linda com arte de diferentes tribos brasileiras. Visita transformadora.
- Museu Paranaense: um apanhado da história do Paraná desde a pré-história até tempos mais atuais.
- Veja detalhes destes, com fotos, vídeos e endereços e de mais 7 museus: Museus em Curitiba: 11 opções para visitar e se encantar
Para quem gosta de museus e quer um passeio especial, focado em lugares culturais escondidinhos de Curitiba, a dica é o passeio Curitiba Outro Olhar. Saiba tudo sobre ele aqui.
Melhores Restaurantes e Bares de Curitiba
Não faltam opções de lugares excelentes para comer e beber bem em Curitiba. Você vai se surpreender com a variedade e o nível dos restaurantes e bares por aqui.
Há para todos os gostos! Listamos alguns para você e damos dicas de onde encontrar mais informações:
RESTAURANTES
- Madalosso ou Velho Madalosso: para quem gosta de comida farta e ambiente descomplicado, estes dois são excelentes e você já conhece o bairro de Santa Felicidade. Rodízio de comida italiana, daquela trazida pelos imigrantes do norte da Itália no século XIX. O Madalosso é gigantesco, um dos maiores do mundo. O Velho Madalosso fica bem em frente.
- Churrascaria Jardins Grill: carnes excelentes em um ambiente mais sofisticado, com buffet com muitos acompanhamentos, inclusive sushi. Os garçons circulam com vários tipos diferentes de carnes. Aquela refeição para quem gosta de uma boa churrascaria.
- Terraza 40: este tem que reservar! É o único restaurante panorâmico da cidade, localizado no 40. andar de um edifício comercial no bairro Bigorrilho, em um dos pontos mais altos de Curitiba. Se estiver com vontade de um café à tarde, a Confeitaria Curitibana (anexa ao restaurante), é uma excelente opção – também com reserva!
- Chateau de Gazon: o friozinho de Curitiba convida para um fondue. Que tal? Sequência de fondue de queijo, carne e chocolate em um ambiente tranquilo e requintado no bairro Batel, um dos mais top de Curitiba.
- Que tal mais sugestões com endereços e fotos? Temos uma lista com 20 restaurantes românticos em Curitiba – mas claro, não precisa ser só para um momento a dois. Um restaurante bom aquece sempre nossos corações e proporciona momentos únicos.
BARES
Há muitos bares bacanas em Curitiba. Vamos colocar aqui 4 opções para você conhecer e também um link onde poderá ver mais detalhes. Aqui está nossa lista:
- Hop n´Roll: um dos primeiros bares temáticos de cervejas artesanais em Curitiba. Tem uma grande variedade de rótulos, hambúrgueres e petiscos variados. Fica no Centro Cívico, bem pertinho do centro da cidade.
- Taj: um dos bares mais badalados de Curitiba. Comida asiática e gente bonita. Fica no Batel, um dos bairros mais sofisticados de Curitiba.
- We are Bastards Pub: fica no Água Verde, também próximo ao centro. 32 torneiras de chope, música ao vivo e sempre lotado.
- Mercearia Fantinato: o lugar onde se come a melhor “Carne de Onça”de Curitiba. O petisco é preparado na frente do cliente. Fique tranquilo: apesar do nome, o prato é feito com carne bovina.
- Veja fotos e confira mais opções de bares: 10 Bares em Curitiba para aproveitar o happy hour
Quer saber como é preparada a “Carne de Onça”, o petisco mais típico de Curitiba? Confira no vídeo abaixo:
Shoppings em Curitiba
É difícil viajar para algum lugar e não passar em algum shopping, nem que seja para dar uma volta e comer algo, não é?
Listamos aqui os 3 dos shoppings mais bonitos de Curitiba e que ficam na área central para você conhecer:
- Pátio Batel: é o centro comercial mais luxuoso de Curitiba. No piso térreo você encontrará lojas de marcas internacionais e nos outros pisos, comércio variado e mais acessível. Vale destacar que também é uma excelente opção para um almoço caprichado durante a semana. Os restaurantes mais requintados costumam ter menús de almoço bem bacanas e com preços convidativos.
- Estação: este shopping é lindo e fica no local onde havia a antiga estação ferroviária de Curitiba, que foi completamente integrada à arquitetura do shopping. Não há muitas lojas, mas é um ambiente claro e bem convidativo. As opções da praça de alimentação são bem variadas e há vários quiosques também. Vale a pena ressaltar o Museu Ferroviário, que está lá também e vale a visita. O Expresso Estação também é interessante – uma viagem virtual bem animada e é gratuita.
- Shopping Curitiba: um antigo batalhão do exército foi transformado neste em centro comercial. A estrutura é bonita e bem iluminada. Confira o Largo Curitiba, um espaço que parece uma praça e reúne restaurantes ao seu redor. Não há muitas lojas, mas fica bem próximo à vários hotéis e tem tanto a fachada como o interior construído de maneira bem harmônica.
- Quer ver mais 6 opções de shoppings, com fotos e endereços? Confira nosso artigo Shoppings em Curitiba: saiba quais são os 8 principais e o que esperar de cada um
Fale com nossas especialistas e reserve também no WhatsApp!
Alguns passeios na Natureza próximos à Curitiba
Além de todo o verde dos parques de Curitiba, você poderá fazer vários passeios onde terá contato com a Natureza variada da região saindo de Curitiba.
Veja aqui opções de passeios bate-volta para você se divertir e se reconectar com a natureza:
- Que tal unir a beleza dos arenitos do Parque Estadual de Vila Velha com banho de cachoeira no Buraco do Padre? O acesso é por trilhas tranquilas – um passeio para pessoas de diferentes idades e níveis de condicionamento físico. Ambas atrações estão em Ponta Grossa. O passeio sai de quarta à domingo e tem que ser agendado antecipadamente.
- A beleza do Buraco do Padre e um imersão em uma Furna no Passo do Pupo? Temos também! Um passeio na natureza simplesmente in-crív-vel! Acontece de quarta à domingo. Confira detalhes aqui.
- Que tal opções em veículos 4×4? Temos também! Você poderá combinar o passeio de trem com uma aventura 4×4 em Morretes, aos pés da Serra do Mar. O que tal um passeio com um trecho de trilha fácil no meio da Mata Atlântica e então continuar em um veículo 4×4?
Mais uma dica: para sua segurança na natureza, tome sempre alguns cuidados sobre o que vai contratar. Confira as recomendações de uma especialista aqui.