30 Razões para Você Viajar para Curitiba

Compartilhe:

Aqui na Special Paraná Turismo Receptivo já atendemos pessoas do mundo todo, desde que abrimos a agência em 2007. Elas vêm à Curitiba pelos mais diversos motivos: passeio, visitar família e amigos, participar de eventos, reuniões ou mesmo fazer tratamentos de saúde. Ou seja, conhecemos o que agrada cada perfil de pessoa ou grupo.

Sabemos que Curitiba tem atrativos muito conhecidos por todos, como o Jardim Botânico, o Natal do Palácio Avenida ou o passeio de trem para Morretes. A cidade tem muito mais para oferecer, mas muitas vezes as pessoas não visitam coisas diferentes por falta de informação ou por não saberem ao certo do que se trata e, na dúvida, acabam deixando lugares legais de fora do roteiro. Ou simplesmente programam pouco tempo por aqui e não conseguem visitar nada além do “básico”.

Como nossa missão é proporcionar a melhor experiência aos nossos clientes, com serviços personalizados e atenção aos detalhes, resolvemos criar uma série de vídeos divertidos e informativos para contar mais sobre Curitiba. Assim você poderá montar seu roteiro – seja conosco ou sozinho – e conhecer coisas muito legais por aqui que até mesmo curitibanos desconhecem.

A personagem que aparece em preto e branco traz argumentos de turistas reais que ouvimos nestes anos de atendimento. Deixe as ideias pré-concebidas de lado e aproveite a cidade. Podemos afirmar com quase 100% de certeza que você gostará!

Para saber mais sobre a série de vídeos, dê o play no vídeo a seguir!

30 Razões Para Você "Não" Vir para Curitiba

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

 

Razão 1: o aeroporto de Curitiba

Talvez você não saiba, mas o aeroporto de Curitiba (sigla CWB) fica em São José dos Pinhais e se chama Aeroporto Internacional Afonso Pena. Está a somente 18 km do centro de Curitiba e é hoje um dos melhores aeroportos do país. Ainda falta “internacionalizar” um pouco mais, admitimos, mas a estrutura é excelente e conta com voos frequentes para os principais aeroportos do país.

Em Curitiba mesmo temos o Aeroporto Bacacheri, que atende voos privativos e escolas de aviação. Temos até uma piada interna sobre a origem do nome do bairro Bacacheri. Na região ficava a Colônia Argelina, formada por franceses vindos da Argélia. Um dia, um deles perdeu uma vaca e saiu pela região perguntando a todos se tinham visto sua “baca” “chérie”, o que acabou dando origem ao nome do bairro…. Se é lenda urbana ou verdade, não sabemos.

Como é o Aeroporto de Curitiba

Razão 2: o transporte público de Curitiba

Desde a década de 1960 Curitiba tem desenvolvido soluções para o transporte público na cidade. O sistema de linhas exclusivas para ônibus (BRT), que hoje é replicado por muitas cidades, foi inventado aqui e a cidade recebe pessoas do mundo inteiro interessadas em conhecer essas soluções urbanísticas. Até hoje não temos metrô pelos custos envolvidos nisso e também pela geografia da cidade.

Se você tem interesse nesse tema, nossos guias poderão explicar como funciona o transporte público durante um dos city tours privativos. Já recebemos vários grupos do mundo inteiro justamente interessados nisso. No passeio Caminhando por Curitiba há um trajeto que é feito no ônibus bi-articulado!

Como é o Transporte Público de Curitiba

Razão 3: o frio de Curitiba

Somos mesmo a capital mais fria do Brasil. O clima ameno de Curitiba atrai tanto visitantes como pessoas que preferem morar aqui justamente por essa razão. Eu cresci na região e sei bem que os dias são hoje mais quentes do que costumavam ser, mas a previsão metereológica continua imprevisível! Portanto, não se fixe tanto na previsão para programar seus passeios.

Como estamos a quase 1000 m de altitude e a Serra do Mar está ao lado, um dia que começa frio poderá terminar quente ou vice-versa. Prepare-se para as quatro estações em um só dia! E nunca esqueça de trazer um casaquinho e um guarda-chuva.

Como é o Frio de Curitiba

Razão 4: o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba

Em 2017 nosso querido MON completou 15 anos. Desde sua inauguração, Curitiba não foi mais a mesma! A cena cultural da cidade ficou muito mais rica e o Jardim Botânico recebeu um grande concorrente no quesito cartão postal número 1 da cidade.

Mas não se contente apenas em ver a parte externa. Fique lá ao final do seu passeio e visite as exposições do museu, faça uma pausa para um café no charmoso Café do MON e aproveite esses momentos. Aos finais de semana o gramado atrás do museu atrai tutores de cachorros – o local ganhou o apelido de ParCão.

Como é o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

Razão 5: a Carne de Onça – prato típico dos botecos de Curitiba 

Curitibano adora um barzinho e a Carne de Onça é um “clássico”. Mas não se preocupe – não comemos nenhum animal em extinção por aqui!

O prato, que hoje é considerado patrimônio cultural imaterial de Curitiba, é feito com carne bovina moída crua com vários temperos. No passeio Curitiba Outro Olhar levamos você para experimentar a Carne de Onça em um dos melhores lugares da cidade. O garçom prepara na sua frente! Saiba o que é e como é preparado em nosso vídeo:

Como é preparada a Carne de Onça em Curitiba

Razão 6: o Bosque João Paulo II – o querido Bosque do Papa em Curitiba

Admito: esse é um dos meus cantinhos preferidos em Curitiba e acho que você também vai gostar. O Bosque João Paulo II é muito central e fica ao lado do Museu Oscar Niemeyer – você poderá combinar a visita dos dois.

Lá você encontrará casinhas de madeira originais, feitas pelos imigrantes que vieram da Polônia no século XIX e foram remontadas aqui, formando um parque histórico ao ar livre. A capela foi montada para a missa que o Papa João Paulo II celebrou em Curitiba e posteriormente remontada aqui.

A ciclovia passa bem em frente. Você poderá também combinar com uma parada na Mary Ann Apple Factory (delícia!), no Zapata (comida mexicana e deck bem gostoso) ou, claro, com os doces e salgados do Kawiarnia Krakowiak, bem na entrada do parque. O Bosque João Paulo II é faz parte do nosso city tour privativo de 4 horas pela manhã ou tarde e também de dia inteiro. Uma visita imperdível!

Como é o Bosque João Paulo II em Curitiba

Razão 7: a Feira do Largo da Ordem – no Centro Histórico de Curitiba 

Ainda chamamos de “feirinha”, mas o diminutivo ficou só no nome. Todos os domingos de manhã o Centro Histórico de Curitiba fica repleto de barracas com produtos variados e também comidinhas deliciosas. Se estiver com crianças, vale a pena conferir os brinquedos que normalmente ficam na Praça João Cândido (depois das ruínas de São Francisco). Não é sempre, mas na maioria dos domingos você encontrará por lá atividades para fazer junto com seus pequenos e programação musical.

Uma boa pedida é almoçar na feira: tem barracas variadas (confira a razão 19), bares tradicionais, como o Bar do Alemão (confira a razão 12), o Quintal do Monge (cervejas artesanais), o Madero ou Caiçara (barreado – saiba mais sobre ele na razão 22 – e um bolinho de siri delicioso)!  Se quiser algo mais requintado, o Durski é um dos melhores restaurantes da cidade e está em frente à Praça João Cândido, na Rua Jaime Reis.

Você poderá também encontrar muitos feirantes online no site que a prefeitura fez para eles.

Como é a Feira do Largo da Ordem em Curitiba

Razão 8: o Museu Paranaense – um dos museus mais antigos do Brasil está em Curitiba 

O casarão que abriga hoje o Museu Paranaense foi construído pela família Garmatter e teve várias outras funções até se tornar a sede do 3º museu mais antigo do Brasil! O acervo do museu inclui artefatos indígenas e históricos e traça um perfil da história do Paraná. Um lugar bacana e tranquilo para ser visitado no Centro Histórico de Curitiba.

Se você gosta de museus, pode aproveitar para conhecer esse durante o passeio Caminhando por Curitiba. Como o passeio é privativo, podemos sempre adaptar o roteiro de acordo com suas preferências.

Como é o Museu Paranaense em Curitiba

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

Razão 9: o Bosque Alemão – ideal para as crianças em Curitiba 

Área de mata nativa em meio à uma bela região residencial. O Bosque Alemão é uma graça! A dica é começar no topo, descer a Torre dos Filósofos e percorrer a trilha do João e Maria, que conta a história dos Irmãos Grimm.

A Casa do Conto tem programação para as crianças diariamente. Na parte de baixo do bosque você verá a reprodução da fachada de uma residência típica dos imigrantes alemães e encontrará um belo gramado. Um local ideal para um piquenique ou para fotos. O Bosque Alemão faz sucesso entre os clientes do city tour privativo de dia inteiro em Curitiba.

Como é o Bosque Alemão em Curitiba

Razão 10: o Museu da Vida – a sede da Pastoral da Criança em Curitiba 

Sabe o soro caseiro, que trata desidratação e já salvou a vida de milhares de crianças? Ele foi criado pela Dra. Zilda Arns e foi difundido nas regiões mais carentes do Brasil pela Pastoral da Criança. A sede da organização fica em Curitiba e nela está o Museu da Vida.

É emocionante saber da importância do trabalho de milhares de voluntários que doam seu tempo e conhecimento a serviço dos mais carentes. Além disso, o Museu da Vida tem atividades legais para crianças. Uma curiosidade: o casarão que abriga o museu foi no passado um orfanato.

O Museu da Vida faz parte do passeio Curitiba Outro Olhar, que inclui lugares especiais que costumam ficar fora dos roteiros mais tradicionais.

Como é o Museu da Vida em Curitiba

Razão 11: o Paço da Liberdade – a antiga prefeitura de Curitiba 

A construção de 1915 é um dos lugares mais bonitos do centro de Curitiba. Foi construído para ser prefeitura onde antes estava o Mercado Municipal e foi depois sede do Museu Paranaense.

Hoje, é um centro cultural do SESC e tem programação de filmes, cursos e palestras, além de biblioteca e o charmoso Café do Paço. A dica ali é o chocolate quente, daqueles cremosos para comer com a colherinha!

O Paço da Liberdade não poderia faltar no passeio Caminhando por Curitiba, que mostra os lugares mais interessantes e emblemáticos do centro e centro histórico da nossa cidade.

Como é o Paço da Liberdade em Curitiba

Razão 12: o Submarino do Alemão – um clássico de Curitiba 

O Schwarzwald – Bar do Alemão – é praticamente uma instituição curitibana no Largo da Ordem. Difícil encontrar quem não conheça! O carro-chefe da casa são os chopps e o submarino é ótimo para levar de lembrança. Veja o vídeo e entenda. Também há opções de porções e pratos típicos alemães. O bacana é que ele abre diariamente das 11:00 às 2:00, sem pausa.

Um lugar tradicional e descontraído para conhecer em Curitiba. E clientes Special Paraná têm vantagens lá! Saiba mais aqui.

Como é o Submarino do Alemão em Curitiba

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

Razão 13: a Unilivre – Universidade Livre do Meio-Ambiente em Curitiba 

Esse é um dos lugares mais surpreendentes de Curitiba. A Unilivre fica em meio a um bosque de uma pedreira desativada.

As salas são destinadas a cursos sobre meio-ambiente e temas relacionados. Se você subir as rampas que dão acesso às salas, chegará ao mirante, de onde terá uma vista privilegiada da região. Na entrada há um pequeno café que abre às 10h e serve opções orgânicas e integrais. O lugar também foi no passado a região onde morava o Pirata Zulmiro.

A Unilivre é um lugar que sempre encanta os participantes do City tour de dia inteiro em Curitiba.

Como é a Unilivre em Curitiba

Razão 14: o Hard Rock Café no Batel, o bairro mais “cool” de Curitiba 

O Hard Rock café local segue todo o estilo dos internacionais, com objetos e roupas de grandes astros e cardápio americano com toques brasileiros. Está no Batel, um bairro ao lado do centro e que concentra muitas opções de bares, restaurantes e shoppings. Observe na região do Batel os belos casarões. Essa era a região preferida dos “barões da erva-mate” de Curitiba.

Como é o Hard Rock Café em Curitiba

Razão 15: a Torre Panorâmica – vistas privilegiadas de Curitiba 

Localizada no bairro Mercês, próxima ao centro, a Torre Panorâmica é uma boa opção para ver Curitiba de cima. O único “porém” é o elevador, que tem capacidade para somente 5 pessoas. Ou seja, você poderá enfrentar fila. Mas lá de cima você terá uma vista muito bacana de Curitiba – a torre equivale a um edifício de 40 andares.

Se você gosta de vistas e não quer correr o risco de filas, uma boa alternativa é o Restaurante Terrazza (não esqueça de reservar) e a Confeitaria Curitibana, que é anexa ao restaurante.   

Como é a Torre Panorâmica em Curitiba

Razão 16: a Capela Santa Maria – a casa da música erudita em Curitiba 

Esse é um daqueles lugares lindos, mas pouco conhecidos, e fica bem no centro de Curitiba. E já adianto que há muito tempo que o espaço não é mais uma capela. Hoje é a sede da Camerata Antiqua de Curitiba, que se dedica à música erudita e música antiga. A visita faz parte do nosso roteiro Curitiba Outro Olhar.

Como é a Capela Santa Maria em Curitiba

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

Razão 17: Museu do Holocausto de Curitiba 

As visitas aqui só podem ser feitas mediante agendamento e confirmação antecipada no site do museu e é permitida somente para quem tem mais de 12 anos idade. Isso se deve às razões de segurança do local, pois o Museu do Holocausto está no mesmo terreno da Sinagoga e da Escola Israelita.

O Museu do Holocausto de Curitiba impressiona. Seja pelas histórias de superação de pessoas que reconstruíram suas vidas aqui ou pelo fato de ainda existirem perseguições acontecendo pelo mundo.

Este espaço é muito especial e faz parte do passeio Curitiba Outro Olhar.

Como é o Museu do Holocausto em Curitiba

Razão 18: o Memorial de Segurança no Transporte de Curitiba 

Esse lugar é para os experts em Curitiba!! Foi inaugurado em 2016 e abre de quarta à sábado. As visitas também devem ser agendadas antecipadamente. Tem simuladores bem interessantes: de capotamento e de batida, além de óculos que simulam a visão após ingerir álcool.

É um lugar muito legal para ir com grupos de escolas, para trabalhar a consciência de segurança no trânsito e conscientizar sobre essa que é a causa de milhares de mortes no Brasil a cada ano.

Como é o Memorial de Segurança de Transporte em Curitiba

Razão 19: Pierogui na feira – especialidade para comer em Curitiba 

Curitiba recebeu milhares de imigrantes poloneses. Somos depois de Chicago a maior cidade “polonesa” fora da Polônia. Claro que eles influenciaram nossa gastronomia e a prova disso é o Pierogui, que você encontrará em alguns restaurantes, mas principalmente nas feiras livres. A recomendação é comer na Feira do Largo da Ordem (domingos de manhã) ou na feira da Praça Osório (vários períodos do ano).

É bem saboroso: uma massa de batata recheada tradicionalmente com batatas e ricota e servida com molho branco. Como tempo, foi abrasileirada e hoje há diferentes recheios e molhos.

O que comer em Curitiba: o Pierogui na Feira

Razão 20: as Cervejas Artesanais de Curitiba 

Para quem gosta de cerveja gostosa e diferente, a região de Curitiba é um paraíso! Temos aqui dezenas de marcas diferentes que ganham a cada ano mais projeção internacional.

Você poderá visitar uma cervejaria artesanal, saber mais sobre a fabricação e até tomar chopp no tanque – mais fresco impossível! Ou provar diferentes marcas nos bares especializados da cidade.

Curitiba é a capital da Cerveja Artesanal do Brasil e tem desenvolvido toda uma cultura a respeito disso. A ideia é beber menos, mas com qualidade!

Como são as Cervejas Artesanais de Curitiba

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

Razão 21: o Parque Tingui em Curitiba 

Esse é um lugar bem bacana: um parque linear para proteger o Rio Barigui. Há pistas para caminhadas, academia ao ar livre e play ground, além do Memorial Ucraniano. O memorial é uma réplica de uma igreja que existe no interior do Paraná, na cidadezinha de Mallet.

Sabia que Curitiba recebeu milhares de imigrantes ucranianos no século XIX também? Temos uma comunidade muito forte aqui e muitos ainda falam o idioma dos antepassados, pois na igrejas de rito ucraniano as missas são celebradas neste idioma.

O Parque Tingui faz parte do passeio City Tour de Dia Inteiro em Curitiba – não poderia ficar fora da programação!

Como é o Parque Tingui em Curitiba

Razão 22: o Barreado – também se encontra em Curitiba 

O barreado surgiu no litoral do Paraná, mas você também encontrará em alguns lugares de Curitiba. Uma dica é no restaurante A Caiçara, no Centro Histórico de Curitiba – clientes Special Paraná tem desconto lá!

É um cozido de carne bovina que era preparado originalmente em uma panela de barro que era fechada com uma pasta de farinha de mandioca. Assim, a carne cozinhava por muitas horas e ficava macia e suculenta. É servido com arroz, farinha de mandioca e bananas, outros produtos típicos do litoral do Paraná. Em Morretes, Antonina ou Paranaguá o barreado é servido também com peixe e camarões, mas tudo separadamente.

Como é o Barreado, prato típico do Litoral do Paraná

Razão 23: o Museu Egípcio de Curitiba

O Museu Egípcio de Curitiba foi criado pela Ordem Rosa Cruz, uma das ordens mais antigas do mundo que se dedica ao estudo da história e da religião egípcia.

Ele fica no bairro Bacacheri e tem uma estrutura bem bonita, tanto na área externa quanto na interna. Novidade lá é também o Museu Tutankhamon, que reproduz imagens e a tumba do faraó mais famoso da história!

O Museu Egípcio faz parte do nosso Curitiba Outro Olhar.

Como é o Museu Egípcio em Curitiba

Razão 24: o Parque Barigui – a praia de Curitiba 

Esse é um clássico dos curitibanos e foi construído para controlar as cheias do rio Barigui. Portanto, quando chove muito, as pistas de corrida e caminhada ficam alagadas. O parque foi construído justamente com essa intenção!

O Barigui é muito frequentado por corredores e ciclistas de Curitiba.  Por isso, preste atenção nas pistas para não atrapalhar o treino de ninguém ou não correr o risco de ser atropelado por uma bicicleta.

Há um lindo lago, o local de eventos Expo Renault, o salão de atos da prefeitura, além do Museu do Automóvel que está ao lado (Razão 29). Em ocasiões especiais como Dia da Crianças, Aniversário de Curitiba (29 de março) ou Dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (8 de setembro) há eventos especiais no parque.

Como é o Parque Barigui em Curitiba

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

Razão 25: o Mercado Municipal de Curitiba 

O Mercado Municipal está no centro de Curitiba, em frente à Rodoferroviária. O lugar é bem disputado e fica cheio aos sábados e domingos. Há barracas com frutas, legumes, saladas e produtos do mundo inteiro, além de uma praça de alimentação, área de orgânicos e locais para eventos.

Como é o Mercado Municipal de Curitiba

Razão 26: o Solar do Barão – centro cultural em Curitiba 

A antiga residência de um dos maiores industriais do Paraná foi transformada em centro cultural e hoje abriga diversos espaços de ateliês, museus e a curiosa Gibiteca, que é uma biblioteca de gibis!

O lugar é muito bonito e está no centro de Curitiba, pertinho do Shopping Mueller e do Passeio Público e faz parte do passeio Caminhando por Curitiba.

Como é o Solar do Barão em Curitiba

Razão 27: o Museu Ferroviário na antiga estação de Curitiba 

A antiga Estação Ferroviária fica no Shopping Estação. Se for caminhando pela Rua Barão do Rio Branco, olhe as construções antigas, pois essa era a via principal que ligava a estação às ruas principais de Curitiba. Ali foram construídos hotéis – o Hotel Johnscher é dessa época e continua lá até hoje – e sobrados que abrigavam comércio e residências de famílias influentes.

A coleção do Museu Ferroviário reúne objetos da época e painéis explicativos sobre a história das ferrovias do Paraná. A ligação ferroviária entre Paranaguá e Curitiba foi construída para a exportação da erva-mate, que trouxe muitas riquezas para nossa região.

Como é o Museu Ferroviário de Curitiba

Razão 28: Ciclovias Modernas de Curitiba 

Curitiba conta com uma malha de ciclovias que corta a cidade. Várias delas interligam parques de Curitiba e se você gosta de pedalar poderá alugar uma e circular por Curitiba por conta própria.

Como são as Ciclovias de Curitiba

Razão 29: o Museu do Automóvel em Curitiba 

No museu há espaço para 70 veículos, mas o acervo é maior e eles são alternados. Fica ao lado do Parque Barigui e você poderá ver clássicos da indústria automobilística mundial e até carros antigos de Fórmula 1. Um lugar legal para quem gosta do assunto ou quem simplesmente acha carros antigos lindos e charmosos!

Como é o Museu do Automóvel em Curitiba

 

Razão 30: os Curitibanos

A mistura cultural de Curitiba é única no Brasil: indígenas, portugueses, negros, europeus variados, principalmente da Polônia, Ucrânia, Alemanha e Itália, além de pessoas de muitos outros lugares. Seja pelo clima ameno ou pela mistura que formou o curitibano, somos mais reservados que a maioria dos brasileiros.

E isso acabou nos rendendo a fama de fechados ou antipáticos. Mas não é bem assim… Podemos não cumprimentar no elevador ou olhar desconfiado para quem puxa papo, mas se Curitiba tem seus encantos ou defeitos, a culpa também é nossa. Venha para Curitiba, conheça e forme sua própria opinião sobre os Curitibanos. Podemos até ser reservados, mas você será bem tratado!

Como são os Curitibanos

Espero que as sugestões e nossos vídeos ajudem para que você tenha dias incríveis aqui em Curitiba. Se precisar de ajuda com os passeios, transfers ou qualquer programação especial, será um prazer ajudar. A equipe da Special Paraná Turismo Receptivo está ao seu dispor para tornar sua viagem mais interessante e completa:

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

 

 

Mais Artigos:

Curitibanês Para Iniciantes

Quem visita Curitiba pela primeira vez poderá reparar em algumas peculiaridades regionais, tanto na fala como em algumas atitudes.