Colônias Holandesas: Roteiro Imperdível em um Passeio Perto de Curitiba

Compartilhe:

Nós já contamos aqui no blog que conhecer Curitiba é também se encantar com várias partes do mundo que possuem um legado histórico por aqui. Praça do Japão, Bosque Alemão, Bosque do Papa e Memorial Ucraniano são só alguns pontos turísticos que podem fazer você viajar sem sair do lugar.

Bem pertinho da capital do Paraná também é possível encontrar locais bacanas, que fogem do tradicional e rendem roteiros interessantes! Em outro momento nós já contamos sobre a Colônia Witmarsum e agora queremos apresentar para você mais um passeio perto de Curitiba: as Colônias Holandesas do Paraná, em meio a belíssima paisagem dos Campos Gerais.

Aqui você vai encontrar informações sobre:

  • Carambeí com seu Museu Histórico
  • Het Dorp, um vilarejo holandês com lavandário e queijaria
  • Castrolanda com seu Centro Cultural e Moinho
  • Tortas e outras especialidades
  • Como reservar seu passeio para as Colônias Holandesas

 

Assista ao vídeo para saber mais:

Passeio Colônias Holandesas

➔ Nós vamos te contar por aqui um pouco mais sobre o roteiro, mas que tal ver e se encantar pessoalmente? Você pode reservar já seu passeio para as Colônias Holandesas ou fazer uma visita combinada com o Parque Estadual de Vila Velha, tudo em um dia muito bacana.

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

 

Carambeí com seu Museu Histórico

Maior museu histórico a céu aberto do Brasil fica nas Colônias Holandesas

Um dos principais atrativos das Colônias Holandesas! Ao chegar em Carambeí, mais um pouco de história sobre a imigração holandesa. E aqui, as memórias são muito reais. No Parque Histórico de Carambeí, foi construído o maior museu histórico a céu aberto do Brasil, com uma área de 100 mil m². Em meio a belos jardins, construções das décadas de 30 a 50 foram reproduzidas, fazendo os visitantes imaginarem com muita facilidade como eram as coisas durante a época da imigração. O memorial  foi criado com o objetivo de resgatar e difundir a história da imigração da região, além de preservar a história e a memória dos imigrantes, que deixaram um importante legado para a formação de Carambeí.

 

Parque Histórico de Carambeí
O Parque Histórico de Carambeí tem o antigo e o novo da Holanda para você conhecer.

A estrebaria, construída em 1946 e considerada um patrimônio histórico, tornou-se a primeira ala do museu do Parque Histórico, que antigamente servia como curral, depósito de equipamentos agrícolas, galinheiro, e agora abriga coleções da instituição. Lá, em 2001, foi inaugurada a Casa da Memória. Já em 2011, foi inaugurada uma nova ala: a Vila Histórica, uma reprodução da Colônia Carambehy. Com réplicas de casas, escolas, fábrica de laticínios, antigo matadouro e até da igreja com um cemitério ao lado, os espaços contam com ambientes decorados e com objetos da época, que remetem aos primeiros anos da imigração, possibilitando aos visitantes uma percepção bem realista de como foi a vida dos colonos na comunidade. O Parque das Águas é a mais nova ala do museu, inaugurado em 2015. Ele foi inspirado no Zaanse Schanas, um parque ambiental holandês, e vai reproduzir a relação da Holanda com os recursos hídricos.

Curiosidade! Em Carambeí também foi formada a primeira cooperativa industrial do Brasil, atualmente conhecida como Batavo!

 

Parque histórico de Carambeí
O Museu foi inaugurado em 2011, centenário da imigração holandesa na região de Carambeí

Uma imersão interessante na história Brasil e Holanda, em que ao mesmo tempo é possível conhecer a história e a cultura dos imigrantes, e também apreciar a arquitetura e as belezas naturais do Parque! Esse é um passeio perto de Curitiba, para curitibanos e turistas aproveitarem a região de uma maneira diferente, com paradas para descanso e conhecimento – ah, não esquece a máquina fotográfica, o visual é irresistível! Ao final do passeio, é possível dar uma passadinha na loja de souvenirs, com muitas coisas legais para levar de recordação e até mesmo como decoração.

Na entrada do parque está o Koffiehuis, um restaurante/café que tem várias especialidades holandesas e indonésias! Nos finais de semana há um buffet bem gostoso no local. Além disso, fique de olho nas tortas da vitrine – será difícil escolher uma só! Uma dica legal é pedir uma porção de Bitterballen – bolinhos de carne holandeses. São muito gostosos!

O Parque Histórico de Carambeí abre para visitação de terça a domingo, das 11h às 18h.

Peça seu orçamento gratuito WhatsApp!

Het Dorp, o lavandário

Carambeí tem também um lavandário muito fotogênico! O Het Dorp – o vilarejo em holandês – fica na área rural da cidade, a poucos quilômetros do Parque Histórico. 

A grande atração é o lavandário. Você poderá caminhar entre as lavandas e tirar lindas fotos. O Het Dorp faz parte de uma propriedade rural que tem gado leiteiro e queijaria. Aproveite para conhecer os queijos produzidos por lá, com receitas da família que veio da Holanda.

Você também verá na loja do local uma variedade grande de produtos feitos lá mesmo, usando a lavanda como base. 

Het Dorp tem lavandas que florescem o ano inteiro!

 

Castrolanda com seu Centro Cultural e Moinho

A Colônia Castrolanda está localizada na cidade de Castro, no Paraná, e em uma área original de 5000 hectares, foi a nova casa dos imigrantes holandeses, que motivados pelos cenários incertos nos primeiros anos pós-guerra, deixaram sua terra natal em 1951 e se estabeleceram no Paraná. Essa riqueza fundiária era até então impensável na Holanda, e com a simples união dos nomes de Castro e da Holanda, nasceu a Colônia e a Cooperativa Agropecuária Castrolanda.

Memorial Castrolanda
A casa em estilo holandês conta em seu interior a história e trajetória de Castrolanda.

 

Mas nem tudo foi tão simples assim. Os pioneiros tiveram muito trabalho por aqui e precisaram superar a fase de adaptação no Brasil, uma vez que problemas como doenças desconhecidas no gado e a falta de assistência técnica eram muito recorrentes no início. No entanto, com a chegada das famílias imigrantes, toda infraestrutura de gado leiteiro, tratores e equipamentos para a indústria de laticínios vieram também, possibilitando o desenvolvimento de Castrolanda.

Capital do leite

Atualmente, a Cooperativa Castrolanda tem se dedicado com a expansão dos negócios, conquistando cada vez mais espaço entre as grandes e melhores cooperativas do Brasil. O crescimento deles é muito promissor! Castro é, inclusive, conhecida como a capital do leite, devido a sua produtividade e qualidade. Sendo autoridade no assunto, a cidade promove no mês de outubro o Agroleite, um importante evento técnico que visa todas as fases da cadeia do leite, com uma programação que busca apresentar o potencial da produção do leite da região. É o mais completo evento para quem deseja lançar produtos, tecnologias e serviços, além de excelente fonte de informações e oportunidade para networking. 

A Cooperativa foi também responsável pela construção do Museu do Imigrante, inaugurado em novembro de 1991, e abriga a história dos pioneiros holandeses que desbravaram a região leste de Castro. O museu é como uma casa de aparência rústica, em formato europeu. Os objetos e móveis foram doados pela família da Colônia. Atualmente, está sendo construído um novo museu, o Centro Cultural Castrolanda, que visa ampliar as áreas de acervo e do patrimônio histórico da colônia. Quando tivermos mais novidades, contaremos aqui no blog!

De Immigrant: um dos maiores moinhos fora da Holanda

Em Castrolanda você terá a chance de conhecer o moinho De Immigrant – O Imigrante – inspirado no Woldzigt localizado em Dentre, terra natal de muitos imigrantes holandeses. As asas do moinho têm uma envergadura de 26 metros, de ponta a ponta, e altura de 37 metros, do chão até a ponta da asa na vertical! O moinho por si só já é uma atração muito curiosa e bonita, mas dentro dele fica localizado o Memorial da Imigração Holandesa, em homenagem aos imigrantes que vieram para o Paraná na década de 50. O museu, também chamado de “o moinho”, foi inaugurado em 2001, ano de comemoração dos 50 anos da Colônia Castrolanda. Os moinhos são símbolos da Holanda e também logomarca da cooperativa.

Moinho de Castrolanda
O famoso moinho de Castrolanda

 

Dentro do memorial mais uma viagem no tempo. Os visitantes podem subir quatro andares, tendo a chance de saber mais sobre a imigração, a história da colônia e da cooperativa e se deslumbrar com a arquitetura do local – muito curiosa, toda em madeira, construída sem pregos! O espaço conta ainda com uma biblioteca comunitária e uma réplica de um bar típico holândês, um “Kroeg”. Aproveite também a loja de souvenirs! O Memorial da Imigração Holandesa está aberto para visitação de sexta a domingo e feriados, das 14h às 18h. Ele está fechado nas segundas e para os outros dias apenas com grupos agendados de no mínimo 10 pessoas.

Realejo
Os realejos eram muito comuns na Holanda.

O Museu da Imigração é a parte mais nova do Centro Cultural e está em uma casa típica da região da Holanda da qual saiu a maioria dos imigrantes que vieram para cá. Ali você verá como viviam e também conhecerá a história deles. É impressionante como se organizaram bem antes de vir ao Brasil. Vale dizer que a decisão para vir para cá aconteceu porque o governo brasileiro permitiu que trouxessem seus equipamentos agrícolas e até animais para começar uma nova vida aqui!

Para almoço ou café, a parada pode ser feita dentro do próprio moinho. A Estação Cafe de Molen é um espaço típico holandês, que oferece opções para o almoço diariamente, e aos sábados domingos e feriados trabalha com cardápios especiais. Também aos fins de semana ou feriados eles servem um delicioso café a partir das 15h – outros dias somente com reserva.

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

Tortas e outras especialidades 

Essa dica é mais do que especial – e também muito gostosa! Para os amantes de doces, e principalmente de tortas, o Frederica’s Koffiehuis é parada obrigatória durante o passeio. Localizada em Carambeí, você vai encontrar os mais variados tipos de tortas doces e empadões, em um espaço bem agradável e aconchegante. Uma parada para todos os gostos! Aos fins de semana o local conta com música ao vivo, e de quarta a sexta-feira eles oferecem um happy hour, com cervejas especiais e porções à preços promocionais. O horário de funcionamento é de terça à sexta das 14h às 19h, e aos fins de semana das 14h às 20h. Avenida dos Pioneiros, 1010 – Carambeí – (42) 3231-4401. Para encerrar o seu passeio para as Colônias Holandesas com chave de ouro, não é mesmo?

Frederika´s colônias Holanesas carambeí
As tortas são delicionas e muito variadas!

 

Como reservar seu passeio para as Colônias Holandesas

O passeio Colônias Holandesas sai de Curitiba e pode ser reservado comodamente no site da Special Paraná. Caso  tenha alguma dúvida, poderá nos ligar (41 3076-0743) ou mandar uma mensagem no WhatsApp – só mensagens (41 99208-2480).

Temos passeios em pequenos grupos e também privativos e acontecem normalmente de sexta à domingo. Dependendo da época do ano, também podem acontecer em outros dias da semana, mas então é necessário coordenarmos a abertura dos locais.

Também é possível reservar uma programação especial para o seu grupo. Entre em contato para conversarmos sobre o perfil do grupo e montarmos algo bem especial!

Você pode optar em conhecer as Colônias Holandesas com mais tempo em uma programação exclusiva ou também incluir o Parque Estadual de Vila Velha para uma programação mais intensa:

Passeio Colônias Holandesas – grupos de 2 a 10 pessoas

Passeio Colônias Holandesas – privativo

Passeio Vila Velha e Colônias Holandesas 

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

 

Mais Artigos: