A Lapa no Paraná é um passeio muito bacana para quem visita Curitiba, uma verdadeira viagem ao passado. Um roteiro perfeito para quem curte história e cultura. Confira nosso relato sobre esta cidadezinha e inclua no seu roteiro de viagem à Curitiba!
A Lapa no Paraná é daqueles lugares que se pode visitar várias vezes. É um charme só, com muita história e muito fotogênica!
Aqui você vai encontrar:
- Onde fica a Lapa/Paraná e como chegar
- Um pouco sobre a história da Lapa
- O que fazer na Lapa no Paraná: principais pontos turísticos
- Comida lapeana e a famosa Coxinha de Farofa
- Como reservar seu passeio para a Lapa
- Onde se hospedar na Lapa
Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!
Assista ao vídeo que mostra como é o passeio para a Lapa no Paraná:
Onde fica a Lapa/Paraná e como chegar
A Lapa está a somente 70 km de Curitiba, na região dos belos Campos Gerais. O acesso é pela rodovia pedagiada BR-476, que também passa por Araucária e Contenda.
O aeroporto mais próximo é o Afonso Pena (CWB), que está a 75 km de distância.
O ideal é ir de carro ou em um passeio organizado. Afinal, uma cidadezinha tão linda e cheia de história merece um passeio guiado.
Um pouco sobre a história da Lapa no Paraná
A Lapa é uma cidadezinha linda que retrata muito bem o Brasil do século XIX.
Acidade começou com os tropeiros, o que está muito bem ilustrado na entrada da cidade em um belo mural do Poty Lazzarotto. Tropeiros eram os transportadores do Brasil antes de termos rodovias e ferrovias. Os produtos do nosso país eram transportados por mulas que eram guiadas pelos tropeiros. Eles levavam de tudo para vender e também eram o “correio” da época. Como precisavam descansar a cada 40 km, muitas cidades se originaram por influência deles entre Viamão (RS) e Sorocaba (SP). Os tropeiros existiram no Brasil do século XVII até 1920, aproximadamente. A Lapa é um belo exemplo do tropeirismo no Brasil e você poderá perceber isso em vários detalhes durante a sua visita.
A Lapa é considerada uma cidade heróica devido ao Cerco da Lapa, uma batalha que durou 26 dias durante a Revolução Federalista em 1894. Os lapeanos receberam a difícil tarefa de frear o avanço dos sulistas maragatos que estavam sob a direção do general Gumercindo Saraiva e que já haviam tomado Curitiba. Para tanto, a cidade recebeu o mineiro General Carneiro, que comandou um exército local formado em sua maioria por civis que lutaram bravamente durante 26 dias até terem que capitular. Apesar da derrota, como a batalha durou tantos dias, o exército republicano (pica-paus) pode se organizar e derrotou mais tarde os maragatos. Há referências do cerco nos museus da cidade e a Lapa se orgulha muito deste episódio do seu passado.
Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!
O que fazer na Lapa no Paraná: principais pontos turísticos
Centro Histórico da Lapa
O centro histórico da Lapa é muito bem cuidado – você não verá postes de eletricidade e as casas estão muito bem preservadas. São 14 quarteirões preservados!
Você poderá visitar a maioria dos lugares caminhando e prepare-se para fotografar o casario histórico da cidade. Cada museu tem monitores que contarão sobre a história e curiosidades de cada local – muito instrutivo e bacana!
Com um cupom de ingressos que custa somente R$ 3,00, você poderá visitar três locais mantidos pela prefeitura: o Theatro São João, o Museu Histórico e o Museu de Armas. A Casa Lacerda é um museu federal e a entrada custa R$ 2,00.
Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!
Museu Histórico da Lapa
Logo ao lado da Central de Informações está o Museu Histórico da Lapa, que retrata um pouco mais da história da cidade através de peças raras que tratam da Revolução Federalista e do Cerco da Lapa.
Theatro São João na Lapa
Logo ao lado está o Theatro São João, um simpático teatro com fachada amarela e interior de madeira que funciona até hoje. Ele recebeu a visita ilustre de Dom Pedro II e da imperatriz em 1880.
Igreja Matriz de Santo Antônio
É uma construção típica do período colonial do Brasil, com sua fachada característica. Ela foi finalizada em 1784 e faz parte do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional.
Casa da Memória
A Casa da Memória é mais conhecida como Casa dos Cavalinhos. Repare nos cavalos alados que enfeitam sua fachada. A história da casa é bem romântica: um jovem pobre da Lapa amava uma moça de família mais rica, que não permitia o casamento. Uma noite, ele sonhou com 10 cavalos alados, sendo que dois deles estavam escondidos nas nuvens. No dia seguinte, ele foi à Curitiba e jogou na loteria federal no número 10 e ganhou o maior prêmio. Assim, ele pôde se casar e construiu a casa para sua família em 1888. Os cavalos alados enfeitam a fachada e o interior da casa é decorado com nuvens nas paredes. A casa abriga hoje livros raros, muitos deles trazidos por lapeanos que foram estudar fora do Brasil.
Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!
Panteon dos Heróis
A construção chama a atenção por seus canhões e sua fachada imponente. No local estão os restos mortais dos lapeanos que morreram durante o Cerco da Lapa, em sua maioria civis.
Casa Lacerda
Para conhecer como vivia uma família abastada do interior do Paraná no século XIX, uma visita à Casa Lacerda é obrigatória. A família era a mais influente da Lapa e a mobília da casa é original, doada pela sua última proprietária e transformada em museu federal.
Museu de Armas
O Museu de Armas funciona onde antes era a antiga cadeia da cidade. Ele abriga uma coleção vasta de armas de diferentes épocas: a revolução federalista e a primeira e segunda Guerras Mundiais. No andar superior está a Câmara de Vereadores da Lapa.
Casa Vermelha
O local tem venda de artesanato e produtos da região, como uma famosa cachaça. Há duas salas dedicadas à cultura lapeana. As exposições são tímidas, mas vale passar lá: o tropeirismo e a congada. A congada é uma manifestação religiosa para comemorar o dia de São Benedito. A tradição é muito forte entre os negros da Lapa e continua acontecendo até hoje, sempre no dia 26 de dezembro.
Santuário de São Benedito
Na Lapa ainda há o Santuário de São Benedito. Imponente e muito bonito, é o maior santuário dedicado a São Benedito em todo o mundo! Com um pouco de sorte, você o encontrará aberto.
Avenida Manoel Pedro
A Avenida Manoel Pedro é muito simpática, com seu calçadão ao centro, bancos e árvores frondosas. Você verá ali famílias passeando, pessoas se exercitando ou simplesmente descansando. A avenida era chamada antes Rua das Tropas e era por ali que os tropeiros chegavam à cidade.
Museu do Mate
No passado, a erva mate foi muito importante para a economia da Lapa. Desta época, ainda é possível ver a Hervateira Legendária, onde funciona o Museu do Mate (somente com agendamento). Foi o primeiro engenho de erva mate da cidade, inaugurado em 1884.
Parque Estadual do Monge
A 3,5 km do centro da Lapa, com acesso precário por uma estrada muito esburacada (abril de 2020), está o Parque Estadual do Monge. Apesar da estrutura abandonada, de responsabilidade do governo do Estado do Paraná, o local atrai muitas pessoas. Do centro da Lapa já é possível avistar as formações rochosas (escarpas) que formam o parque. Além da paisagem interessante e da vista privilegiada da Lapa, muitas pessoas vão ao Parque do Monge pelo aspecto espiritual. Nele morou no século XIX o Monge João Maria, que tinha fama de curandeiro. Muitas pessoas ainda hoje rezam para o monge e deixam ali velas e seus agradecimentos por graças recebidas. Venha de tênis: há muitas escadas e lugares escorregadios. Traga água e lanche, pois não há nenhuma lanchonete ou restaurante no local.
Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!
Comida lapeana e a famosa Coxinha de Farofa
Na Lapa você não pode deixar de experimentar a gastronomia tropeira, servida em restaurantes charmosos como o Casarão e o Espaço Único. A comida tropeira se originou no século XVII e você poderá experimentar a quirera tropeira, a paçoca de charque, torresmo, ovo frito, arroz e virado tropeiro. Vale a pena deixar a dieta de lado e experimentar tudo!
Uma dica imperdível é ir à Panificadora Zeni e experimentar a famosa Coxinha de Farofa. Diz-se que a invenção aconteceu em uma festa de São Benedito, quando o salgado foi feito com sobras de farofa de frango e massa de pastel. É uma delícia – não deixe de experimentar. Na Panificadora também há tortas e doces deliciosos. Vale a pena uma paradinha!
Os famosos biscoitos da Lapa com sua receita centenária podem ser encontrados na lojinha Biscoiteira, que está ao lado da Casa da Memória. Ali também é bom para uma parada para sorvete ou água.
Como reservar seu passeio para a Lapa
Ficou com vontade de visitar a Lapa? A Special Paraná tem passeios privativos de terça à domingo, que devem sempre ser agendados antecipadamente. Guias competentes e atendimento especializado. Entre em contato pelo telefone 3076-0743, email: [email protected] ou por Whatsapp – só mensagens (41 99208-2480).
Veja detalhes sobre o passeio de Lapa e reserve aqui.
Organizamos também passeios customizados para grupos ou escolas. É só entrar em contato que será um prazer lhe levar à Lapa ou para um de tantos outros lugares incríveis que temos por aqui.
Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!
Onde se hospedar na Lapa
A Lapa é bom passeio bate-volta para quem está em Curitiba. Entretanto, se você gosta de ficar mais tempo nos lugares ou está planejando um passeio com pernoite, a dica é se hospedar na Pousada Solar da Lapa. Fica bem no centrinho, em um casarão histórico, com atendimento muito cordial e café-da-manhã excelente. São poucos apartamentos, portanto reserve antes!