Turismo em Curitiba: Conheça os 10 Lugares Mais Visitados

Compartilhe:

Curitiba apresenta diversas opções turísticas, tanto para moradores, como para quem vem conhecer a região. Pensando nisso, separamos uma lista com os 10 lugares mais visitados da cidade que são paradas obrigatórias para quem quer aproveitar e conhecer melhor o turismo em Curitiba 😀

Neste artigo você vai:

  • saber mais sobre os principais pontos turísticos de Curitiba
  • conhecer os passeios mais procurados
  • descobrir quais lugares diferentes da cidade você pode conhecer

Turismo em Curitiba: 10 pontos turísticos imperdíveis

Vamos primeiramente às 10 principais atrações de Curitiba – depois você poderá ver detalhes e fotos:

  1. Jardim Botânico de Curitiba
  2. Ópera de Arame
  3. Parque Tanguá
  4. Museu Oscar Niemeyer
  5. Bosque do Papa / João Paulo II
  6. Parque Tingui
  7. Parque Barigui
  8. Torre Panorâmica
  9. Bosque Alemão
  10. Unilivre

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

 

write my homework

1. Jardim Botânico de Curitiba

Entrada gratuita.

Impossível não começarmos pelo cartão postal mais famoso de Curitiba. O Jardim Botânico é uma parada obrigatória para os viajantes que querem conhecer os atrativos mais lindos da cidade. Inaugurado em 1991, o Jardim Botânico de Curitiba é hoje uma área protegida e que abriga várias espécies de plantas. A famosa estufa de ferro e vidro, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, é um dos destaques, bem como os lindos jardins em estilo francês. As flores e os canteiros geométricos formam uma combinação perfeita! O espaço conta com uma área total de 178.000 m², sendo um dos maiores jardins botânicos do Brasil.

Outro atrativo que atrai muitas pessoas ao Jardim Botânico de Curitiba é o Jardim das Sensações. Lá os visitantes podem ter o contato direto com plantes de diferentes texturas, formas e aromas. Uma experiência bem bacana para todas as idades, principalmente para as crianças.

A Galeria das Estações fica atrás da estufa principal e é um lugar charmoso para fotos e tem um café bem disputado.

 

Horário de funcionamento do Jardim Botânico:

Diariamente, das 6h às 20h no verão e das 6h às 19h30 no inverno.

Horário de funcionamento do Jardim das Sensações:

De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h. A visita pode ser interrompida em caso de chuva ou condições climáticas adversas.

2. Ópera de Arame

Entrada: R$ 10,00

Projeto do arquiteto Domingos Bogestabs, a Ópera de Arame foi inaugurada em 1992. Foram necessários apenas 75 dias para concluir a obra! Não demorou muito para que o espaço se tornasse um dos locais mais requisitados para apresentações artísticas e um dos atrativos turísticos de Curitiba mais visitados. A Ópera de Arame fica ao lado da Pedreira Paulo Leminski e foi montada em uma pedreira desativada. O lago e os grandes paredões de pedra chamam a atenção de todos que visitam o espaço.

Recentemente, a Ópera de Arame deixou o turismo em Curitiba ainda mais especial para os turistas e para os curitibanos também, que voltaram a aproveitar ainda mais o espaço. O Vale da Música foi inaugurado em 2018, onde diariamente se apresentam músicos em um palco flutuante! Além de boa música, você pode aproveitar o Ópera Arte, um espaço gastronômico que oferece almoço e lanches diariamente. O restaurante dica no subsolo da Ópera de Arame, às margens do lago.

Você pode saber mais sobre o Ópera Arte e conferir a programação da Ópera de Arame e do Vale da Música no site da Ópera de Arame.

 

Horário de funcionamento da Ópera de Arame:

Diariamente, das 10h às 18h.

Horário de funcionamento do Vale da Música:

Terça-feira a domingo, das 10h às 18h.

Horário de funcionamento do Restaurante Ópera Arte:

Terça-feira a domingo, das 10h às 18h.

3. Parque Tanguá

Entrada gratuita.

Um dos atrativos mais lindos de Curitiba! O parque foi inaugurado em 1996, como uma iniciativa de proteger as águas do Rio Barigui. Situado em uma área de pedreiras desativadas, possui churrasqueiras, lindos jardins, lagos, uma cachoeira artificial, um túnel que atravessa a atinga pedreira e um incrível mirante. Se possível, visite o parque Tanguá no final da tarde para prestigiar um pôr do sol inesquecível!

Horário de funcionamento:

Diariamente, das 8h às 18h.

 

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

4. Museu Oscar Niemeyer

Entrada gratuita para visitas externas. Confira os valores para visitar as exposições no site do museu.

Para quem quer saber mais sobre o turismo em Curitiba, já adianto que o Museu Oscar Niemeyer (MON), carinhosamente apelidado de Museu do Olho, não pode ficar de fora do roteiro, nem que seja para fazer apenas uma visita externa. Inaugurado em 2002, o projeto é de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro que leva seu nome. Já foi até mesmo eleito um dos 20 museus mais bonitos do mundo!

A arquitetura por si só já é um grande atrativo, mas se você tiver tempo, não deixe de visitar as exposições. São 12 salas expositivas – o maior museu de arte na América Latina. Se você quer deixar a visita ainda mais especial, faça uma parada no MON Café que oferece um delicioso cardápio de bebidas e lanches. Além disso, confira a loja o Museu – tem sempre itens bacanas como lembrança ou para presentear.

Já na área externa do museu é possível também levar animais de estimação, passear e aproveitar para relaxar. Que tal um piquenique?

Horário de funcionamento do museu:

Terça-feira a domingo, das 10h às 18h.

Apelidado de Museu do Olho por seu formato, o Museu Oscar Niemeyer é o maior de arte contemporânea da América Latina.

 

5. Bosque do Papa / Bosque João Paulo II 

Entrada gratuita.

Bem próximo ao MON está o Bosque João Paulo II, outro atrativo encantador de Curitiba. Inaugurado em 1980, o local é uma homenagem aos imigrantes poloneses e à visita do Papa polonês em Curitiba em 1980. Pelos caminhos do bosque você vai vai encontrar sete casas típicas polonesas em forma de aldeia. Elas foram construídas no início da colonização polonesa em Curitiba, por volta de 1878, e remontadas no bosque. As casas são feitas de troncos de pinheiro encaixados e abrigam a história e a cultura dos imigrantes. Se você gosta de artesanato, no local você pode comprar as famosas Pêssankas, ovos pintados à mão.

Horário de funcionamento:

Diariamente das 8h às 18h (o Memorial da Imigração Polonesa fechas às segundas).

turismo em Curitiba
Memorial Ucraniano: réplica de uma igreja ortodoxa

6. Parque Tingui

Entrada gratuita.

Assim como o Parque Tanguá, o Tingui foi projetado para proteger as águas do Rio Barigui. Lá está ainda o Memorial Ucraniano, uma homenagem aos imigrantes. Você poderá ver uma réplica de uma igreja ortodoxa construída em Mallet, Paraná. O local abriga exposições sobre a Ucrânia e também sobre as “pysankas” (pessâncas) – belíssimos ovos ucranianos decorados.

Além do memorial, o parque conta com ciclovia, muita área verde e lagos. Lá você poderá encontrar as famosas capivaras que vivem livremente no parque! Um espaço perfeito para quem quer conhecer o turismo em Curitiba, fazer um bom picnic ou fazer caminhas tranquilas.

Horário de funcionamento:

Você pode visitar o parque todos os dias. O Memorial Ucraniano funciona de terça a domingo, das 10 às 18 horas.

turismo em Curitiba
Parque Barigui – o preferido para esportes

7. Parque Barigui

Entrada gratuita.

Um dos parques mais democráticos de Curitiba e muito utilizado pelos curitibanos. É ponto de encontro certo para quem quer aproveitar um fim de semana ensolarado! Mas o foco principal do parque é a prática de exercícios. O parque Barigui é o local certo para quem quer caminhar, correr, andar de bicicleta, skate, patins e por aí vai.

Se você quer apenas relaxar e aproveitar esse tempo em Curitiba, o parque oferece uma ótima estrutura. Aproveite para fazer um picnic ou tomar uma cerveja gelada em um dos quiosques do parque. O local também possui churrasqueiras. Para quem gosta de museus, na frente do Barigui está o Museu do Automóvel.

Ah, as famosas Capivaras também adoram o Parque Barigui! 😀

Horário de funcionamento:

O parque fica aberto ininterruptamente.

8. Torre Panorâmica

Ingresso: R$ 10,00

Com aproximadamente 109 metros de altura, a Torre Panorâmica oferece uma vista de 360 graus da cidade. É lindo! Ela foi inaugurada em 1991 e é a única torre de telefonia do Brasil com mirante aberto à visitação. O elevador transporte somente 5 pessoas por vez. Em dias movimentados, você encontrará filas.

Dica extra! Se você gosta de ver a cidade nas alturas, não deixe de conhecer o Restaurante Terrazza 40 que também tem um café para uma pausa à tarde com vista panorâmica para a cidade.

Horário de funcionamento da Torre:

Diariamente, das 10h às 18h.

 

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

9. Bosque Alemão

Entrada gratuita.

Outro atrativo turístico de Curitiba que é uma homenagem aos imigrantes. Como o próprio nome sugere, o Bosque Alemão é um memorial em homenagem à cultura e às tradições alemãs. Além disso, é um belíssimo espaço da cidade. No bairro você poderá ver belos casarões!

Além de ser uma área de mata nativa, o Bosque Alemão possui várias atrações. A principal é a trilha João e Maria, onde é possível acompanhar a clássica história em quadros de azulejos. Um ótimo passeio para fazer com as crianças. No meio da trilha fica a biblioteca infantil conhecida como “Casa da Bruxa”, em que personagens como bruxas e fadas fazem a leitura de histórias infantis na “Hora do Conto”. Já na parte alta do bosque está a Torre dos Filósofos que é um belo mirante da cidade.

Horário de funcionamento:

Diariamente das 6h às 20h. Biblioteca das 9h às 17h. “Hora do Conto” aos sábados, domingos e feriados, às 11h, 14h e 16h.

10. Bosque Zaninelli

Entrada gratuita.

Um dos cantinhos mais surpreendentes de Curitiba! O Bosque Zaninelli não é um dos lugares mais conhecidos, mas vale muito a pena conhecer. Com uma arquitetura interessante e sustentável, esse bosque está cercado de mata nativa e no meio dele está uma pedreira desativada. Uma curiosidade interessante: toda a sua estrutura foi construída com material reaproveitado.

No local também está a Escola de Sustentabilidade, que tem cursos na área. 

Horário de funcionamento:

Diariamente, das 7h às 19h.

 

Passeios mais procurados em Curitiba

Muitos lugares legais para visitar em Curitiba, verdade? É possível conhecer todos com conforto no passeio Curitiba City Tour Dia Inteiro!

A melhor maneira de conhecer os atrativos turísticos é durante um City Tour. Esse passeio privativo permite que os viajantes conheçam os melhores pontos da cidade com o acompanhamento de um guia de turismo. Ao reservar esse passeio você e seus acompanhantes, se esse for o caso, poderão conhecer os lugares que desejam, uma vez que é possível personalizar o roteiro.

A Special Paraná Turismo Receptivo possui várias opções de City Tour. O mais reservado é o passeio de 4 horas, que pode ser feito na parte da manhã ou da tarde. Já se você quer conhecer bem a cidade, recomendamos o Curitiba Intensiva – são 9 horas de passeio.

Assista ao vídeo e veja detalhes sobre o passeio:

City Tour de Dia Inteiro em Curitiba

Conheça as outras opções de City Tour aqui. Temos roteiros com ensaio fotográfico e até mesmo com piquenique! Você também pode falar com a nossa equipe pelo WhatsApp para saber mais sobre os passeios:

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

Outro passeio clássico que os viajantes procuram é o famoso passeio de trem para Morretes. Pessoas do mundo inteiro vem para Curitiba para conhecer essa ferrovia. Você irá desfrutar de lindas paisagens na Serra do Mar Paranaense e vivenciar uma experiência inesquecível. Não é todo dia que podemos passear de trem em uma ferrovia histórica, não é mesmo? Nós contamos TUDO o que você precisa saber sobre esse passeio aqui no blog também 😉

Mata Atlântica deslumbrante durante o passeio de trem.

 

Gostou de saber mais sobre o turismo em Curitiba? Espero ver você por aqui em breve! Se você precisar de ajudar para reservar os seus passeios em Curitiba e região fale com a equipe da Special Paraná pelo Whatsapp 😉

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

Não nos responsabilizamos por alterações nos horários de funcionamento divulgados. Recomendamos confirmar com os estabelecimentos. Confira as condições de meia-entrada também diretamente com os locais.

 

 

Mais Artigos: