O que Fazer em Curitiba com Chuva

Compartilhe:

Curitiba tem um clima instável e não tem uma época de chuva definida. Para que o tempo não seja um impedimento e você aproveite bem a cidade com chuva ou sol, preparamos algumas dicas.

 

VENHA PREPARADO!

Todo curitibano sabe bem que aqui temos as 4 estações em um dia só. É importante sempre carregar um guarda-chuva com você e um casaquinho. Assim estará preparado para uma chuvinha e também para queda de temperatura, algo bem comum aqui. Lembre-se sempre: Curitiba é a capital mais fria do Brasil – estamos a quase 900 m acima do nível do mar!

É muito comum que as manhãs e as noites sejam frias. E citando um ditado alemão: “Não existe clima ruim, só roupas inadequadas”. Portanto, traga capa de chuva ou guarda-chuvas e aproveite!

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

 

MUSEUS E ESPAÇOS CULTURAIS

A variedade por aqui é grande e aqui estão algumas sugestões – confirme sempre o funcionamento antes de ir!

Museu Oscar Niemeyer

Apelidado de Museu do Olho por seu formato peculiar, é o maior museu de arte contemporânea da América Latina. Tem exposições de artistas locais e também mostras temporárias variadas. Vale também destacar a coleção de arte asiática, uma das maiores do mundo.

Terça à domingo – 10h00 às 17h30 (permanência até 18h00) | Cobra ingresso

Museu de Arte Indígena

Localizado no bairro Água Verde em um endereço discreto, tem um acervo particular enorme e é uma visita transformadora. Você conhecerá mais sobre a grande variedade étnica do Brasil. Arte plumária, adornos, instrumentos variados e objetos para uso doméstico e ritualístico. Uma visita para ficar na memória!

Segunda à sexta – 10h00 às 17h30 | Cobra ingresso

Museu do Holocausto

Precisa ser reservado antes e não aceita visitas espontâneas! Só para maiores de 12 anos. É um espaço dedicado à memória do que aconteceu durante o regime nazista na Alemanha que perseguiu judeus e outras minorias na Europa. Um verdadeiro alerta e espaço de reflexão para todos e traz um paralelo a várias intolerâncias que acontecem até hoje no Brasil e no mundo.

 

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

Memorial Paranista

Localizado no Parque São Lourenço, é um espaço cultural que tem visitas guiadas com obras do artista paranaense João Turim, que é o escultor de muitas obras que você verá também em locais públicos de Curitiba. É um dos maiores jardins de esculturas do Brasil e tem também uma parte interna muito interessante que mostra como são confeccionadas esculturas.

Terça à domingo – 10h00 às 17h00 | Gratuito

 

Museu Egípcio

Muito interessante tanto na área externa como interna e combina 3 espaços diferentes: Museu Egípcio e Rosacruz, Museu Tutankhamon e Complexo Luxor. Tem reproduções de obras egípcias, uma múmia de verdade e traz também aspectos da Ordem Rosacruz, cuja sede está aqui, além de uma área externa muito bonita.

Terça à domingo – 10h00 às 17h00 | Cobra ingresso

 

Ópera de Arame

Um espaço de eventos de vidro e metal construído sobre o lago de uma pedreira desativada. Foi totalmente remodelado e hoje pode ser visitado internamente e tem um café com música ao vivo em um palco flutuante no lago. Um lugar agradável para conhecer e também comer.

Diariamente – 10 às 18h00 | Cobra ingresso. Fecha em dias de eventos.

Museu do Expedicionário

Dedicado à memória dos Expedicionários brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial. Um lugar muito legal para quem gosta do tema e quer ver de perto itens originais, além de avião, tanque de guerra e outras armas.

Terça à domingo – 9h00 às 12h00 e 14h00 às 17h00 | Gratuito

Museu Paranaense

Dedicado à história do Paraná, desde a pré-história até o período de industrialização do Estado. Está bem no coração do centro histórico, na antiga mansão da família Garmatter, de origem alemã e que teve a casa confiscada durante a Segunda Guerra Mundial. O espaço teve vários espaços públicos até se tornar sede do Museu Paranaense, que é o terceiro mais antigo do Brasil!

Terça à domingo – 10 às 17h30 | Gratuito

 

Memorial de Curitiba

Espaço bem no calçadão do Largo da Ordem, no Centro Histórico. Ali acontecem apresentações culturais, tem um mural lindíssico e também uma exposição histórica sobre Curitiba, além de exposições temporárias. Vale a pena ir até o terraço do local para ter uma visão privilegiada desta parte da cidade.

Terça à sexta das 9h00 às 12h00 e 13h00 às 18h00 / Sábados, domingos e feriados das 9 às 15h00 | Gratuito

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

Museu Casa Alfredo Andersen

Também no Centro Histórico, pertinho do Shopping Mueller. É um museu pequeno no local onde o pintor norueguês Alfredo Andersen residiu. Há obras dele ali (também no Museu Oscar Niemeyer) e também espaço para exposições temporárias.

Terça à domingo das 10 às 17h00 | Gratuito

 

Museu Ferroviário e Expresso Estação

São duas atrações do Shopping Estação, no espaço onde antes funcionava a Estação Ferroviária de Curitiba. O Museu Ferroviário traz a memória sobre a construção da ferrovia e também objetos desta época do desenvolvimento econômicos do Paraná. Já o Expresso Estação é uma atração gratuita que simula de maneira divertida o passeio de trem.

Museu Ferroviário – todos os dias das 10h00 às 18h00 | Gratuito

Expresso Estação – todos os dias das 13h00 às 18h00 | Gratuito

 

Solar do Barão

A residência do saudoso Barão do Serro Azul, um grande empresário e herói curitibano é um espaço multifuncional que abriga a Gibiteca, Museu de Fotografia e Museu da Gravura. Um espaço histórico interessante e bonito.

Terça à sexta das 9h00 às 12h00 e 13h00 às 18h00 | Gratuito

 

PASSEIOS PARA FAZER COM CHUVA MESMO

Curitiba Outro Olhar – como muitos lugares são fechados (museus e espaços culturais), é uma excelente pedida para os dias chuvosos

Colônias Holandesas – tem vários atrativos fechados e oportunidade de experimentar as famosas tortas!

Passeio de Trem – acontece faça chuva ou faça sol. Como tudo na vida, é muito lindo com sol, mas como o tempo muda sempre por aqui, vale a pena fazer mesmo assim!

Lapa – se você levar um guarda-chuvas, poderá aproveitar esta cidadezinha sem problemas. Os museus são fechados e caminhar lá com chuvinha será bacana também!

Curitiba à Noite – é um roteiro mais panorâmico (você desce se quiser) e inclui um jantar em Santa Felicidade.

 

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

 

Carne de onça – feita com carne bovina – é um dos petiscos curitibanos e está no passeio Curitiba Outro Olhar.

SHOPPINGS DE CURITIBA

Que tal visitar algum shopping para esperar a chuvinha passar? Aqui 3 opções centrais:

Shopping Patio Batel

Este é o mais luxuoso de Curitiba. No piso inferior você encontrará lojas como Gucci, Valentino, Tiffany, Burberry e outras de marcas internacionais, mas também Zara. Nos outros pisos, há lojas para bolsos mais modestos e também vários restaurantes bacanas.

Dicas: Pastry Lab para experimentar algum doce diferentão e também o cardápio de almoço executivo da maioria dos locais. Dá para comer muito bem pagando na faixa de R$ 80 por pessoa de segunda à sexta nos restaurantes mais requintados de lá!

Shopping Estação

O lugar é bonito e tem iluminação natural. Ali funcionava até 1972 a Estação de Curitiba. Há poucas lojas, mas várias opções na Praça de Alimentação. O Museu Ferroviário está lá e também o Expresso Estação, uma experiência interativa gratuita que simula uma viagem de trem. Normalmente tem várias opções para crianças pequenas.

Shopping Curitiba

Localizado em um antigo quartel, tem arquitetura interessante e um mix de lojas bem variado. É pequeno, mas bem completo e tem o Largo Curitiba, com opções de restaurantes como o Outback.

 

Quer mais opções de shoppings? Confira nosso artigo sobre o tema

 

CONHECER SANTA FELICIDADE

Chuvinha combina com comer e beber. O bairro de Santa Felicidade é um reduto italiano de Curitiba e amado por turistas e curitibanos que vão lá atrás da comida trazida pelos imigrantes. Os rodízios de massas são muito procurados e você poderá ainda degustar os vinhos coloniais.

Aqui vão as dicas:

Adega Durigan – deguste (e compre) vinhos coloniais variados, queijos, salames e outras delícias.

Família Madalosso – restaurante gigantesco, com muitos salões. É um dos maiores do mundo e pasme: atende 4800 pessoas ao mesmo tempo!

Velho Madalosso – mais acolhedor que o vizinho da frente, com o mesmo cardápio.

CONHECER CAFÉS E CONFEITARIAS DE CURITIBA

Aqui uma listinha bem básica dos meus preferidos:

– Delices de Sucre – doces incríveis muito criativos. Está em um bairro tranquilo perto do centro e também uma filial no Batel. Prepare-se para filas no sábado. Onde? Rua Simão Bolívar, 628 – Juvevê e Rua Emiliano Perneta, 952 – Batel

– Lucca – este é um clássico e tem torrefação própria e cardápio bem variado, com opções de lanches e pequenas refeições. Fica no badalado Batel. Onde: Alameda Pres. Taunay, 40 – Batel

– Café do Viajante – o cardápio é bem convencional, mas o ambiente é lindo. Tem uma área externa inspirada na cidade azul do Marrocos – Chefchaouen.  Onde? R. Comendador Fontana, 229 – Centro Cívico

– Empório do Aroma – este fica pertinho do MON. Um oase zen com loja e empório. Cardápio enxuto com opções muito gostosas. Onde? Travessa João Bonn, 54 – Centro Cívico

– Prestinaria São Lourenço – um charme com orquidaria anexa. Variedade de pães, bolos e doces deliciosos e também refeições. A caminho da Ópera de Arame. Onde: Rua Mateus Leme, 3440

 

Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

Média de Temperaturas e Chuvas em Curitiba

Só como parâmetro – já que realmente não confiamos na previsão por aqui, segue abaixo uma tabela de temperaturas médias e precipitação média para você usar como base para programar sua viagem:

Mês Temperatura mínima (°C) Temperatura máxima (°C) Temperatura média (°C) Precipitação
(em mm)
Janeiro 17,3 27,4 22,4 220
Fevereiro 17,5 27,5 22,5 165
Março 16,5 26,2 21,4 145
Abril 14,4 24,7 19,6 95
Maio 11,2 21,4 16,3 115
Junho 9,7 20,7 15,2 95
Julho 8,9 20,9 14,9 110
Agosto 9,5 22,4 15,9 75
Setembro 11,6 22,8 17,2 140
Outubro 13,5 24,2 18,9 140
Novembro 14,6 25,2 19,9 125
Dezembro 16,4 27 21,7 155

Fonte: www.climatetotravel.com

 

Mais Artigos: